quarta-feira, 1 de julho de 2020

VENCENDO O MEDO


Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.

II Tm 1.7

O medo é uma reação em cadeia no cérebro que tem início com um estímulo de estresse e termina com a liberação de compostos químicos que causam aumento da freqüência cardíaca, aceleração na respiração e energização dos músculos.

A principal função do medo é paralisar. Impedir o realizar, o caminhar, Paulo nos diz que Deus não nos deu o Espírito de medo, portanto o medo não procede de Deus, pelo contrário o Espírito que nos deu é o de ousadia e poder.

O que separava o Moisés pastor de ovelhas do Moisés libertador de Israel era o medo. Ele estava paralisado pelo medo e não conseguia ouvir a voz de Deus: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

O medo também derrotou Pedro. Jesus o chamou para ir ao seu encontro sobre as águas  e ele obedeceu, sua fé tornara-se real ao sair do barco e pisar sobre as ondas do mar. Mas diz a Bíblia: Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!

O que Deus deseja não é que o homem seja "afoito" (imprudente), mas que ele nunca deixe-se dominar pelo medo, deixando de alcançar as bênçãos e propósitos de Deus para a sua vida. O medo pode ser controlado, pois o espírito que Deus nos deu nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.

Nenhum comentário: