sexta-feira, 17 de julho de 2020

AS QUATRO ESPOSAS DO REI

Um rei tinha quatro esposas. Ele amava a 4ª esposa demais, e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras. Dava-lhe de tudo e sempre do melhor.

Ele também amava muito sua 3ª esposa, e gostava de exibi-la aos reinados vizinhos. Contudo, ele tinha medo que um dia ela o deixasse por outro rei.

Ele também amava sua 2ª esposa. Ela era sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele confiava nela para atravessar os tempos de dificuldade.

A 1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei muito rico e poderoso. Mas... ele não amava a 1ª esposa e, apesar de esta o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.

Um dia o rei caiu doente e percebeu que seu fim estava próximo. Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou: "É... Agora eu tenho 4 esposas comigo, mas quando morrer, ficarei sozinho!"

Então, ele perguntou para a 4ª esposa: - Amei-a tanto, querida... A cobri das mais finas roupas e jóias. Mostrei o quanto eu a amava, cuidando bem de você. Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não deixar-me sozinho?

- De jeito nenhum! - respondeu a 4ª esposa, e saiu do quarto sem sequer olhar para trás.

A resposta que ela deu cortou o coração do rei como se fosse uma faca afiada. Tristemente o rei, então, perguntou para a 3ª esposa: - Eu também amei-a tanto a vida inteira... Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não deixar-me sozinho?

- Não! - respondeu a 3ª esposa. A vida é boa demais!!! Quando você morrer, eu vou me casar de novo...

O coração do rei sangrou de tanta dor. Ele perguntou, então, para a 2ª esposa: - Eu sempre recorri a você quando precisei de ajuda e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer, você será capaz de morrer comigo, para fazer-me companhia?

- Sinto muito... mas desta vez eu não posso fazer o que você me pede! - respondeu a 2ª esposa. O máximo que eu posso fazer é enterrar você...

Essa resposta soou como um trovão na cabeça do rei e ele ficou arrasado.

Então uma voz se fez ouvir: "Eu partirei com você e o seguirei para onde você for!"

O rei levantou os olhos e lá estava a sua 1ª esposa, tão magrinha... tão mal nutrida... tão sofrida... Com o coração partido, o rei falou: - Eu deveria ter cuidado muito melhor de você enquanto eu ainda podia...

Na verdade nós todos temos 4 esposas nas nossas vidas... Nossa 4ª esposa é o nosso corpo. Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos deixará, quando morrermos. Nossa 3ª esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, a nossa riquezas. Quando morrermos, tudo isso vai para os outros. Nossa 2ª esposa são nossa família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos enterrar. E nossa 1ª esposa é o nosso ESPÍRITO... Muitas vezes deixado de lado, ele fica lá no fundo, esquecido, por perseguirmos durante a vida toda, a Riqueza, o Poder e os Prazeres do nosso Ego...É nele que cabe Deus, como bem dizia Dostoievski: "Todo homem tem dentro de si um vazio do tamanho de Deus!"Pena que muitas vezes só consideramos isso quando estamos para deixar este mundo. Apesar de tudo, é a única coisa que sempre irá conosco, não importa onde formos, então...

Cultive-o... Fortaleça-o... Bendiga-o... E acima de tudo: alimente-o! Dê o verdadeiro sentido à sua vida agora!!! É o maior presente que você pode dar ao mundo e principalmente a si mesmo.

Nenhum comentário: