terça-feira, 13 de dezembro de 2016

UMA MÃO LAVA A OUTRA...

"O mundo é dos espertos, mas acho que não sou um deles"


Machado de Alencar


Recente pesquisa revelou que em cada quatro brasileiro, três admitem que praticariam algum ato de corrupção se tivessem oportunidade.

Vendo por esse ângulo dá pra entender porque somos campeões e, miséria, violência, prostituição e outros males.

Você não pode fugir desta verdade: a miséria só existe porque tem corrupção.

Criamos e divulgamos a idéia de que a esperteza é a chave de tudo. As pequenas corrupções praticadas no dia-a-dia alimentam um mal maior que afeta diretamente as classes mais pobres.

É verdade que no poder público tem gente que não presta, mas quem os colocou lá?

E minhas mãos? Estão sujas? Eu financio o comércio pirata? Sou desonesto na minha vida escolar, na minha casa, com meus amigos? Acredito que vale tudo para alcançar a vitória?

Com certeza, os fins não devem justificar os meios. O país está tão atolado em práticas corruptas, que ser honesto dá manchete em jornais. A corrupção mata silenciosamente e gradativamente. Ela te faz perceber que não existe outro meio de vencer, de ter o que você quer, a não ser através da trapaça, da mentira, do chamado "jeitinho brasileiro".

Entretanto, ainda há tempo de mudar, mudar a sociedade, mudar a si mesmo.

Caso contrário, não existirá água no mundo capaz de limpar a sujeira das suas mãos.

Gilberto Cardoso

Nenhum comentário: