quinta-feira, 27 de outubro de 2011

HONESTIDADE

O livro O Desafio da Liderança (citado em Liderança e Visão, de Ramon F. Aldage Buck Joseph - Publifolha. 2002, p. 55) descreve uma pesquisa feita com 20 mil pessoas, em quatro continentes, para saber quais as características que as pessoas mais admiram em um líder, Todos tinham liberdade de citar ou escolher qualquer característica. A pesquisa constatou que quatro qualidades estiveram presente ou se repetiam em mais de 60% dos entrevistados: competência (63%), inspiração (68%) visão de futuro (75%) e honestidade (88%). Em todo o mundo, a característica mais apreciada num líder está ligada ao caráter (honestidade), mais do que competência e carisma (inspiração).

Por que a honestidade é tão apreciada? Simplesmente porque se existe honestidade no coração, a pessoas é incapaz de agir de forma errônea ou que venha prejudicar seu semelhante.

Nos dias de hoje, o homem é cada dia mais desonesto. Desonesto com o próximo quando engana, rouba, espalha mentiras, trama traições e age com indiferença. Desonesto consigo mesmo, ao agir de forma a contrariar o próprio coração e fingir que tudo está bem; Desonesto com Deus quando promete e não cumpre nem se esforça para fazer o certo.

Que Deus nos ajude a sermos honestos e amarmos a honestidade no próximo. Que nossa oração seja que Deus faça os homens honestos se multiplicarem no mundo e que eles assumam os primeiros lugares entre os grandes.

Nenhum comentário: