sábado, 11 de novembro de 2017

ENTRE O RISO E O PRANTO DA MINHA ALMA


Certo homem trabalhou durante muitos anos: economizou, se manteve solteiro, privou-se dos lazeres, da família, dos amigos e de muita coisa boa que lhe alegraria a juventude... e ele evitou tudo isso, pois tinha uma meta que era conseguir juntar dinheiro pra poder realizar o seu grande sonho de um dia conhecer a Europa. Finalmente chegou o momento tão anelado. A viagem foi maravilhosa. Ela viu de perto coisas que só conhecia através dos livros; achou que o dinheiro tinha sido gasto com sabedoria. 

Mas quando a viagem acabou, já estando em casa, colocou as malas no quarto e subitamente sentiu vontade de chorar. Não sabia explicar O por que, mas sentia-se culpado. Como recuperar todo o seu tempo perdido? Agora estava ele ali, sem dinheiro e sem um sonho para dele se alimentar... Veja o que nos diz Provérbio 14: 13 – “Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza”.

Na verdade, as tentativas humanas em resolver a sua fragilidade da alma são, muitas vezes, inúteis. Notemos esses exemplos: A pessoa vai a um circo para rir, e quando o espetáculo começa, ela quase se explode de tantas gargalhadas, mas o show termina e as luzes se apagam, e o que lhe resta depois disso? só um vazio indefinível que lhe dói profundamente. Então essa pessoa procura algo mais forte e encorajador, e se ingressa no mundo do álcool ou das drogas querendo sair de suas angústias e, quando os efeitos passam, só lhe restam o desespero e a vontade de morrer. 

Inutilmente, a criatura tenta se livrar da culpa existencial. O coração lhe dói e ela não sabe definir porque que mesmo diante de sua luta, de seu trabalho e esforço, tudo continua igual. E não é pessimismo NÃO, é realidade triste e dura. Ninguém pode fugir de si mesmo, de seus medos, de suas interrogações. Todavia, este mundo era perfeito quando saiu das mãos do Criador, não existia morte, dor, e nem lágrimas. Mas, a partir da entrada do pecado, tudo tornou-se hostil, insaciável e estranho. E realmente tudo se tornou cruel e impiedoso. Hoje, até quando você ri, a dor está presente, e a alegria muitas vezes termina em tristeza.

Porém, há um remédio para tudo isso: JESUS! Sim, só Ele é capaz de preencher o vazio do seu coração. Ele é o Único que consegue colocar o mundo interior da pessoa em ordem, pois Ele perdoa, transforma e satisfaz os desejos mais intrínsecos da alma. Ele cura, limpa e purifica, e por isso pode afirmar: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” (João 16:33).

Texto: Alejandro Bullón (adaptado)

Nenhum comentário: