sábado, 25 de fevereiro de 2012

O QUEBRA-CABEÇA

Ganhei de um amigo, um quebra-cabeça de 1.500 peças. Eu não montava um quebra-cabeça desde que era criança. Devo admitir que realmente o aproveitei. Embora às vezes angustiante, era um bom desafio, e cada vez que eu achava uma peça que se encaixava, era extremamente recompensador.

Bom, e daí? Vocês já perceberam quantas semelhanças há entre um quebra-cabeça e a nossa vida? Num quebra-cabeça, cada peça é parte importantíssima no grande quadro. Na vida, são as pessoas, são os fatos e os sentimentos as partes mais importantes. Como peças de um grande quebra-cabeça, cada um de nós é único e especial em nosso próprio jeito. Embora semelhantes, não há dois iguais, e ironicamente, são as nossas diferenças que permitem os "encaixes".

Enquanto trabalhava em montar o quebra-cabeça, havia uma peça que eu pensei pertencer a um ponto em particular. Mas não encaixava. Acabei voltando a ela várias vezes, insistindo em encaixá-la (me esquecendo até que já havia tentado). Eu tinha meu pensamento focado no fato de que eu sentia que a peça era daquele espaço. Penso em quantas vezes eu fiz a mesma coisa em minha vida. Tentando fazer acontecer coisas que simplesmente não era pra ser. Tentava várias vezes, chegava ao ponto de forçar, mas não era pra ser... e nada do que eu fiz mudou isso.

Se você já montou quebra-cabeças, sabe como é perder tempo procurando um pedaço específico. De repente parece tão obvio... mas não conseguimos achá-la. O máximo que conseguimos é embaralhar ainda mais as peças. Então a gente se sente frustrado e decide deixar pra lá, bem longe daquilo tudo. Mais tarde, a gente acaba por voltar ao jogo e ai encontra a peça imediatamente. Estava bem à nossa frente, desde o começo. Nossa vida foi assim muitas vezes. Tentávamos entender por que certas coisas aconteciam e do jeito que aconteciam. Procurávamos as respostas por todos os lados e às vezes as respostas estavam bem à nossa frente. Era só dar uma paradinha, um pequeno passo atrás, respirar e acalmar que as respostas nos encontrariam.

Olhando as peças deste quebra-cabeça, notei que algumas "peças" eram sem sentido, estavam fora do foco da imagem principal, e por isso não tinham marcas nenhuma, totalmente vazias, sem emoção. Imaginei que eram realmente sem importância e sem propósito. Mas ao refletir em todas as peças que compõem a minha vida, percebi que por causa dessas peças, aparentemente sem nexo, é que outras peças se encaixaram tão bem. Tudo em nossa vida acontece por uma razão. Cada acontecimento, bom ou mau, são como a peça de um quebra-cabeça. Deixar uma peça de fora, com certeza, fará quebrar toda a harmonia do produto final.

Talvez ainda não possamos entender o papel importante de cada peça em nossa vida, ainda existem muitos buracos e o quadro ainda não está claro. Mas sei que quando minha viagem nesta vida estiver concluída, e a peça final estiver em seu devido lugar, eu então entenderei. E serei capaz de ver o quadro completo e a sublime beleza de cada peça. Até lá, eu continuarei a viver com fé. Sabendo e confiando que todas as peças de que eu preciso estão aí, e que é só uma questão de tempo até que elas se encaixem bem. Lembrarei de que há um grande quadro, um plano perfeito pra mim, e que eu sou incapaz de ver agora.

Acreditarei que cada peça em minha vida, mesmo as que me desmotivam , têm algum propósito e que cumprem um papel importante. E quando estiver fraco, desanimado, procurarei a força pela oração, para que Deus me ilumine e eu veja mais além...

Farei isto até que a obra-prima de Deus em mim estiver finalmente completa, e Ele então cochichará aos meus ouvidos: "Muito bom! Está feito!"

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.” (1 Coríntios 2:9)

Cícero Volney

Nenhum comentário: