domingo, 31 de março de 2013

A RESSURREIÇÃO

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.  
Ato 4:33

A tristeza que acompanha a morte de alguém que amamos dura muito tempo. Não fora diferente com os discípulos de Jesus. Eles estavam completamente desmotivados, arrasados e sem esperança. A morte de Jesus fora um duro golpe. Agora, escondidos, eles não sabiam o que fazer de suas vidas.

É fato como as tragédias tem o poder de acabar conosco, de reduzir a nada os sonhos, de destruir os planos para o futuro... Diz a Bíblia que era este o espírito que os envolvia quando Jesus se pôs entre eles.

A ressurreição de Jesus tem muitas lições, mas a maior delas é que nós podemos, em Deus, através de Jesus Cristo, reiniciar nossa vida, tentar novamente, lutar outra vez, recomeçar melhor.

A ressurreição de Jesus foi o marco mais importante para o cristianismo. Antes dela, os discípulos eram pescadores que seguiam o Mestre; depois que Jesus ressuscitou, no entanto, os discípulos mudaram o mundo.

Minha oração é que nesta páscoa a ressurreição do Filho de Deus alcance sua vida, de uma forma tão profunda que o mundo que o cerca seja abalado para a Glória de Deus.

sexta-feira, 29 de março de 2013

A CRUCIFICAÇÃO


Era a hora terceira quando o crucificaram.

Marcos 15.25
Jesus havia passado pelo jardim do getsêmani, e lá, uma atmosfera de solidão tomou conta de Cristo, pois ele sabia que aquela turba de gente e autoridades, ia lhe abandonar e em seguida o condenar à morte no madeiro.

Nesse ambiente, Jesus passaria pelo maior de todos os desafios. Foi aí, no getsêmani onde ele sentiu enorme consternação ao ponto de seu suor transforma-se em gotas de sangue. Naquele momento, após de três vezes ser abandonado pelos discípulos, de uma vez que estes se achavam dormindo, ele disse para os seu: Basta!. Naquele momento, chegaram os que iam prendê-lo.

Dali e diante, o filho de Deus passaria por uma série de acusações mal elaboradas, mentiras e informações forjadas a fim de condená-lo. Os escárnios fizeram parte daquele momento, os bofetões, as zombarias, as pessoas que passavam e meneavam a cabeça e juntas pensavam que mais uma agitador estava pagando pelo seu erro.

Jesus sofreu tudo isso, e talvez não tenhamos a capacidade de imaginar a totalidade do sofrimento que ele realmente passou. O povo, que antes só havia recebido os benefícios Dele, na multiplicação dos pães e peixes, por exemplo, agora eles se reuniram para trocar Jesus por Barrabás.

Tudo ele sofreu em nosso lugar. Suportou a Cruz, que humilhação! Não disse nada ante aos escárnios, que lição! Jesus então depois de sofrer das nove da manhã até as três da tarde no madeiro, entregou o espírito a Deus, e morreu. Mas a historia não termina aí, ao terceiro dia quando as mulheres foram ao sepulcro, encontraram um anjo assentado sobre uma pedra, as mulheres receberam as boas novas: Ele não está mais aqui! Gloria a Deus por isso! Jesus, meu amigo ressuscitou, e agora está a destra de Deus.

Hoje é o dia da vitória. A angústia foi vencida pelo poder que havia no sangue de Jesus e o abandono no getsêmani cedeu lugar ao triunfo.


quinta-feira, 28 de março de 2013

CICATRIZES DO CORAÇÃO

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

João 4.10

Se pudéssemos ver o coração na sua essência emocional, veríamos todas as feridas e cicatrizes que o tempo gerou. Seria como mergulhar num mundo de dores, desilusões e angústias. Descobriríamos muitos dos porquês de tanta dificuldade em amar, de fazer amigos, da razão de vidas tão amargas e frias, da solidão que persisti em acompanhar almas tão carentes.

O próprio Jesus encontrou muitas pessoas assim. A mulher samaritana é um exemplo disso. Ela era rejeitada por toda uma sociedade, por destruir casamentos e arruinar família (vivia com o marido de outra). Mas o Mestre lhe disse: aquele que beber da água que lhe der nunca mais terá sede, porque a  água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Tudo o que Deus deseja é acalmar nossos dilemas e perdoar nossos erros. Quer nos fazer fonte de água vida. Você deseja ser uma fonte de água? Primeiro, deixe o Pai curar suas feridas e apagar as cicatrizes. Porque perdoado do seu passado, o homem pode viver uma vida nova

Fernanda Brum - Como se cura a ferida.

terça-feira, 26 de março de 2013

OS DOIS ANJOS

Dois anjos estavam viajando e pararam na casa de uma família rica para passar a noite. A família se recusou a recebê-los no quarto de hóspedes da mansão e, ao invés disso, lhes foi dado um lugar frio no porão.

Assim eles arrumaram suas camas no chão duro. O anjo mais velho viu um buraco na parede e o fechou. Quando o anjo mais novo perguntou ao mais velho o porquê daquilo, o anjo mais velho respondeu:

– Nem sempre as coisas são como parecem!

Na noite seguinte, os dois anjos veio descansar na casa de um fazendeiro muito pobre, porém hospitaleiro. Depois de compartilhar a pouca comida o casal deixou que os anjos dormissem na sua cama, onde eles puderam ter uma boa noite de descanso.

Quando o sol veio na manhã seguinte os anjos encontraram o fazendeiro e sua esposa em lágrimas. Sua única vaca cujo leite era seu único rendimento estava morta no campo. O anjo mais novo perguntou ao mais velho:

– Como você deixou que isso acontecesse? O primeiro homem tinha tudo, mesmo assim você o ajudou. A segunda família tinha pouco, porém estava disposta a dividir todas as coisas e você deixou que sua vaca morresse?

– Nem sempre as coisas são como parecem! Respondeu o anjo mais velho... e continuou:

– Quando estávamos no porão da mansão eu vi que havia ouro guardado em um buraco na parede. Visto que o dono estava tão obcecado pela cobiça e não estava disposto a compartilhar sua fortuna, eu fechei a parede e ele não será capaz de encontrá-lo. Então na noite passada enquanto nós dormíamos na cama do fazendeiro, o anjo da morte veio para levar sua esposa. Eu disse a ele que ao invés dela, levasse o animal.

Algumas vezes isto é exatamente o que acontece quando as coisas não resultam como gostaríamos que fosse. Se você tem fé em DEUS, apenas confie que todo resultado é sempre a seu favor. Você pode não entender isto na hora, mas, mais tarde entenderá.

O QUE É SER FELIZ?


segunda-feira, 25 de março de 2013

O ESPELHO

"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?"

Lucas 6:41


Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que muito se orgulhava em ser crítico de arte. Certo dia, ele e alguns amigos foram visitar um museu e, de imediato, começou a tecer críticas sobre alguns dos quadros.

Parando diante de um quadro de corpo inteiro, e depois de observá-lo bem, começou a opinar sobre o quadro. Ele havia deixado os óculos em casa, e não podia ver com clareza.

Então, com um ar de superioridade, comentou: "A constituição física deste modelo não está de acordo com a pintura. O sujeito é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato".

O velho camarada foi seguindo em seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido: "Querido, você estava se olhando no espelho".

Quantas vezes nossa miopia espiritual não nos permite enxergar nossos defeitos, os quais só enxergamos nos outros... Enxergamos o argueiro nos olhos de nosso irmão e não percebemos a trave que está em nossos próprios olhos!

Não podemos agir como a rainha má do conto infantil Branca de Neve e os Sete Anões, que se colocava diante de um espelho e perguntava: "Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?"

Consagremo-nos a Deus em oração e peçamos-Lhe forças para mudar o nosso visual espiritual, a fim de que, o reflexo dessa imagem no espelho da Palavra de Deus nos mostre não mais os defeitos, mas um ser restaurado por Seu amor.

"Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18

O AMOR

domingo, 24 de março de 2013

A PARÁBOLA DA ROSA

Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados? Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. 


Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial. 


Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; Alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. 

Esta é a característica do amor - olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, Elas superarão seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

sexta-feira, 22 de março de 2013

SOZINHO NUNCA

... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém

Mateus 28.20

Renato Russo disse certa vez: "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão" e eu sabiamente assino embaixo. Se observarmos um pouco a vida veremos que ele tinha muita razão.

Arnaldo Jarbor, no texto "Estamos com fome de amor", declarou: "Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes... chegam sozinhas. E saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos."

A verdade é que nós estamos cada dia mais distantes um do outro, perdemos o interesse no próximo. Não falo aqui de querer saber as minúcias da vida alheia, mas de se aproximar do outro, de semeia amor e carinho.

Jesus disse que o amor se esfriaria na terra, que os homens seriam amantes de si mesmos...

Apesar da essência humana se distanciar do amor, da paz, da harmonia, Deus nunca quer se afastar do ser humano, Ele prometeu sempre está conosco até o final dos tempos. Se a solidão lhe cerca, lhe aflige, lhe machuca, lembre-se de que o Pai deseja estar com você todos os dias.


SOZINHO


quinta-feira, 21 de março de 2013

ESTRANHOS OU CONHECIDOS DE DEUS?


Deus fez uma aliança com Israel através de Moisés, e lhe deu a Lei para revelar o conhecimento da Sua vontade.

Além disso, operou maravilhas e prodígios especialmente, para livrar os israelitas da escravidão e opressão de nações inimigas.

Mas, todos os israelitas conheciam a Deus pessoalmente?

O próprio Senhor declarou pelos profetas, que era um estranho para Seu povo, e este, um estranho para Ele. 

Isa 1:3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.

Osé 4:2  Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.

Na verdade, desde que o primeiro homem pecou, toda a humanidade não pode ter o conhecimento de Deus, caso Ele não se revele a quem quiser dar o conhecimento da Sua pessoa divina.

Por isso, Jesus se manifestou entre nós, para nos possibilitar o acesso a tal tipo de conhecimento pessoal e íntimo.

http://verdadeevida.org/textos.html

quarta-feira, 20 de março de 2013

SOSSEGA CORAÇÃO


“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.”

Lucas 10.41

Com estas palavras Jesus repreendeu o comportamento de Marta, irmã de Lázaro, e continua repreendendo o nosso, quando nos igualamos a Marta quanto ao viver ansioso.

“Tenho que fazer isso, tenho que fazer aquilo...”

Quando permitimos ser movidos por esta roda de inquietação da alma, ficamos sobrecarregados de cuidados, e não raro, a consequência disto é o nosso afastamento da comunhão com Deus e falta de confiança na Sua providência. 

Não permanecemos calmos, sossegados, tranquilos, em toda e qualquer circunstância, por uma confiança plena no cuidado de Deus, se é que chegamos a aprender isto algum dia.

As águas do rio correrão o seu curso, sempre adiante, e não voltarão atrás.

Nadar contra a correnteza dos problemas da vida, não é e nunca será uma atitude sábia para enfrentá-los.

Trabalharemos muito, nos afadigaremos nas coisas necessárias, mas que isto seja feito com paz de mente e de coração, sabendo que o Senhor luta por nós, todas as nossas batalhas, quando demonstramos a nossa confiança n`Ele, pela nossa paz e calma espirituais.

Silvio Dutra 

terça-feira, 19 de março de 2013

ORAR POR VOCÊ

Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;

Mateus 5:44

Durante a guerra do Kosovo, em 1999, três americanos foram capturados e ficaram reféns por mais de um mês. Após intensas negociações, os prisioneiros puderam sair em liberdade.

Roy Lloyd fazia parte da delegação que conseguiu a libertação dos reféns. Ele declarou: "Cada um dos três soldados era muito religioso. Um deles, Christopher Stone, afirmou que não sairia da prisão até que lhe fosse permitido ir ter com o soldado que o guardou e orasse por ele.

Aqui estava um jovem que sabia algo sobre os princípios de Jesus. Ele poderia ter ficado ressentido com as circunstâncias e odiado os seus raptores. Ele poderia ter desenvolvido um profundo espírito de vingança. Ele poderia ter carregado uma profunda raiva fruto dessa situação. Mas seguindo o mandamento de Jesus e o exemplo de Paulo e Silas em Filipos (Actos 16:25-34), que perdoaram ao seu captor e atendenderam às suas necessidades.

Num mundo onde é comum a retaliação, os Filhos de Deus são chamados a serem diferentes. Devemos orar pelos que nos perseguem, perdoar-lhes e fazer-lhes bem.

MEU MAIOR INIMIGO

domingo, 17 de março de 2013

CRISTO VIVE EM MIM

Cada dia traz uma esperiência nova para nós. É gratificante servir a Jesus e viver o evangelho; é maravilhoso cumprir com o ide de Cristo para nós seus servos. Na ação social, na visita aos enfermos, aos presidiarios,pregando a palavra de Deus, temos oportunidades de amadurecermos espiritualmente. Como cristãos precisamos sentir a necessidade de ter contato com outras pessoas, pois só através destes contatos vemos o agir de Deus nas pessoas.

Nós temos a certeza de que Cristo vive em nós quando somos impulsionados pelo Divino Espirito Santo para louvar, pregar, visitar, amar o próximo, chorar com os que choram, alegrarmo-nos com os que se alegram, quando vamos a igreja e sentimos a alegria em nossos corações por estarmos indo prestar um culto em espirito e em verdade.

Meu irmão você sente realmente Cristo vivendo em sua vida ou sente que ainda falta um pouco para que isto possa acontecer? Se achar que falta ainda um pouco para sentir Cristo vivendo plenamente em sua vida, faça uma reflexão e veja se os primeiros valores em sua vida são os valores que estão em acordo com a vontade de Deus. As vezes não vivemos plenamente a nova vida em Cristo porque alguma coisa do velho homem ainda insiste em viver em nós e não damos totalmente nosso coração para que o Espírito Santo faça transbordar verdadeiramente em nós a alegria de um fiel servo de Deus.

Quando os nossos pensamentos forem realmente para agradar a Deus; quando o nosso louvor for exclusivo para o Senhor, quando eu sentir mais prazer em estar nos átrios do Senhor do que em um campo de futebol, quando eu sentir que a melhor forma de Cristo viver em mim será renunciar minha satisfação material,e viver em prol de que outras pessoas conheçam a alegria que Cristo proporciona, aí sim começarei a sentir Cristo verdadeiramente vivendo em mim. Para reflexão Mateus 6:33.

Alcides Alves da Sillva Junior

sábado, 16 de março de 2013

FOCADOS NA PALAVRA

Salmos 119:105 - "Lâmpadas para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos".

DEUS quer, pelo poder do Espírito, revelar-nos a nossa posição em Cristo. Nós vemos JESUS pronunciando bênçãos que aconteceram. A maior parte do SEU ministério foi sobre o tipo de coisa em que o cristão devia vivenciar, entrar e pertencer.

Vejamos o que DEUS tinha em mente para realizar, por intermédio do SEU FILHO, por nós. ELE quer que nós estejamos atualizados em tudo, e o ESPÍRITO DO SENHOR será capaz de trazer diante de nossa mente, hoje, o que está na mente do ESPÍRITO, no que concerne a nós, para que tomemos posse de todos os privilégios.



DEUS quer um povo forte. Lembre-se da responsabilidade que DEUS deu à Josué (veja Josué 1). ELE disse: “Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes”, e então, deu-lhe a incumbência. Se DEUS anunciar algo a você, ELE dará o poder para levar adiante seu intento. Assim, depois que ELE deu a palavra a Josué, ELE disse, com efeito: “Agora depende do teu viver, dia e noite meditando na Palavra”. Quando você atinge este estado bendito de reverência santa para com a Palavra de DEUS, ela também o edificará e o fará forte.

“Então, tu será bem sucedido”, disse ELE a Josué. Nesse estado de graça, onde quer que Josué colocasse o pé, não ia voltar atrás, mas colocava o outro pé, pronto para seguir a diante.

sexta-feira, 15 de março de 2013

UMA LUZ

"Irmãos, sede imitadores meus, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós" 

Filipenses 3.17

Conta-se a história de um velho cego que sempre levava consigo uma lanterna acesa, quando saia à noite.
 
- O senhor não sabe quando é dia ou noite, disse-lhe alguém certa vez; por que leva sempre consigo essa lanterna?
 
- Oh! - respondeu o velho - trago comigo a luz para que os outros não tropecem em mim!
 
"Sede meus imitadores", adverte o apóstolo. Em outras palavras: "Por toda parte por onde andares, leva contigo uma luz, a fim de que não causes tropeço a ninguém".

quinta-feira, 14 de março de 2013

SOMOS LUZ


"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" 

Efésios 5:8

"Se existe grandeza em um homem, ele ilumina o lugar por onde passa - não em momentos especiais, mas, em suas atitudes diárias." (Berilo Markham)

O que acontece aos lugares por onde andamos? Permanecem como eram antes de chegarmos? São modificados para melhor? Se tornam piores? O que nossos amigos dizem de nosso testemunho?

Quando Cristo entra em nossos corações, alguma coisa acontece -- e muito boa! Nosso semblante se torna mais bonito e alegre, nosso falar traz paz e conforto aos que nos ouvem, a insegurança desaparece, tudo fica iluminado.

Não é a nossa presença que opera a transformação, mas, a presença de Cristo conosco. Todos percebem que uma mudança se operou em nossas vidas e querem saber o que aconteceu. É a porta que Deus abre para que falemos de Seu amor e de Sua salvação.

Tem sido assim com você? Será que tem sido assim comigo? Em todos os momentos? Ou apenas quando estamos nas reuniões de nossa congregação? A grandeza de nossa vida espiritual é revelada quando estamos junto aos irmãos da igreja (local) ou tem permanecido em nosso trabalho, em nossa universidade, nos encontros com os vizinhos e amigos?

Eu quero ser luz em tudo o que faço, em tudo o que falo, em cada passo que dou na vida, nos momentos de oração ou quando estou seguindo para qualquer lugar. Eu quero ser luz nesse mundo, em todas as minhas conversas. Quero que todos saibam que a minha felicidade vem do Senhor Jesus Cristo.

Você tem sido luz? Tem iluminado tudo ao seu redor?

terça-feira, 12 de março de 2013

ALVO PARA A VIDA

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:14

Tenho visto muitas pessoas dedicarem parte de suas vida a alcançarem um bem. Uma casa, uma carro, uma viagem ou outra coisa qualquer que lhe faça o coração feliz.

O Apóstolo Paulo, por outro lado, disse abertamente no versículo acima que ele olhava para o alto, para as coisa lá de cima. Seu alvo não estava nesta terra nem em seus bens.

Jesus disse a uma multidão que todo o homem precisa compreender que as coisas do alto são extremamente necessárias para preencher o vazio de sua vida - buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, Mt 6.33

Deus nos aconselha a não desviarmos o nosso olhar do alvo. Se isto acontecer, o mundo que nos cerca irar nos aprisionar com seus muitos encantos e o coração enveredar-se pelos seus atalhos.

Que o Pai nos ajude a olhar para as coisas lá do alto e desejá-las em nossa vida. Minha oração é que jamais deixemos de ouvir a voz Deus sempre que falar conosco.


Daniela Araújo - De Deus


segunda-feira, 11 de março de 2013

LEGADO


Eu era ainda praticamente um adolescente quando me fizeram a pergunta: o que você gostaria que estivesse no seu epitáfio? Um tanto mórbida, sim, mas viver ignorando a morte (a única coisa que atinge 100% dos seres humanos até hoje, com raras exceções nas Escrituras) é um tipo de cegueira difícil de justificar. Quem fazia a pergunta era uma psicóloga que comandava uma dinâmica de grupo e o grupo era grande e a sensação de todos aqueles olhos sobre mim provocava o estranho calor que sobe pelo pescoço e parece que queima as faces. "Amou e foi amado", eu disse, por fim. Eu era ainda praticamente um adolescente, mas agora, vinte anos depois e sem todos aqueles olhos sobre mim, reafirmo o acerto da resposta.

Sob o ponto de vista humano, poucos epitáfios seriam tão desejáveis quanto o de Hugo Chavez. Idolatrado por seu povo, neste momento há ainda filas quilométricas de excitadíssimos admiradores desejosos de se aproximar do esquife. Menos comoção provocou o sepultamento do cantor Chorão. Menos mas não pouca. Foi um dos principais interlocutores de duas ou três gerações de jovens, e isso não é algo que se ignore.

Não invejo, contudo, Chávez ou Chorão pelo legado que deixam, o que é curioso, porque o epitáfio deles poderia ser o mesmo que o que queria para mim. Também amaram e foram amados. No entanto, quando pensei, vinte anos atrás, nessa frase para estar na minha lápide, tinha em mente o amor em uma circunscrição mais reservada, mas de longevidade bem maior. O que eu queria - e quero - era a sensação de descansar das lutas desta vida deixando no coração de algumas pessoas, possivelmente não muitas, um desejo incontido de reencontro e, mais que isso, a certeza dele.

É evidente que não se alcança um tal legado vivendo como se fosse o centro do Universo. É evidente que não se constrói um legado assim alimentando as mesquinharias do ego e as vaidades da alma. É evidente que não se alcança nada disso longe dAquele que pode plantar em nossas obras a semente da eternidade.

Se depois de completada a carreira deste lado da eternidade eu tivesse uma lápide e sobre ela houvesse um epitáfio, gostaria que ali estivesse gravado "amou e foi amado". E que no coração dos que foram amados e amaram ecoasse o sussurro do Pai: "e continuará sendo".

Este é o tipo de legado que gostaria de deixar.

Autoria: Marco Aurelio Brasil

CAMINHAR

domingo, 10 de março de 2013

O DIPLOMA

"Sede agradecidos!" 
Cl 3.15b
Muitas histórias se têm contado de pais que muito se esforçaram para garantir o futuro dos filhos. Mães viúvas que trabalharam humildes e anonimamente com esse ideal.

Um jovem, em solenidade que se realizava, acabara de receber das mãos do reitor o seu diploma de médico. Seus pais eram muito pobres e trabalhavam até agora para o pagamento da mensalidade na faculdade. Mas ele soube aproveitar o tempo, e com a ajuda que pedia a Deus, era o primeiro da turma. Como tal, estava recebendo uma distinção especial.

Recebeu o diploma, agradeceu as referências elogiosas, e, ante a admiração de todos, encaminhou-se em direção ao velho pai presente, e, entregando-lhe o papel, disse:

- Pai, este diploma te pertence.

sexta-feira, 8 de março de 2013

PARA O BEM OU PARA O MAL

Conta-se de um idoso senhor chinês que tinha como fonte de renda uma criação de cavalos. Quando um de seus cavalos premiados fugiu, os seus amigos reuniram-se em sua casa para condoer-se de sua grande perda. Após terem expressado o quanto lamentavam, o homem levantou a seguinte pergunta: “Como posso saber se o que aconteceu foi bom ou mal?”

Alguns dias passados, o cavalo ao retornar, trouxe consigo outros que o acompanharam de perto. As mesmas pessoas, novamente, vieram à sua casa – desta vez para celebrar a sua sorte grande. “Mas, como eu posso saber se é para o bem ou para o mal?” – o idoso senhor perguntou-lhes.

Naquela mesma tarde, o filho daquele homem teve a sua perna fraturada pelo coice de um cavalo. Mais uma vez, os seus conhecidos reuniram-se em sua casa, agora para lamentar pelo que ocorrera a seu filho. “Mas como posso eu saber se isto é bom ou mal?” – o pai perguntou mais uma vez. Certo tempo depois disso, decretou-se estado de guerra. Logo, o seu filho fora dispensado do serviço militar devido ao acidente em sua perna.

Como você deve ter imaginado, os amigos, mais uma vez, foram à casa daquele senhor; porém, daremos um ponto final à história agora. Você facilmente seria capaz de supor como esta história continuaria. Isto ilustra que a nossa perspectiva humana torna impossível saber-se com certeza como devemos interpretar os acontecimentos da vida.

Já a perspectiva de Deus é diferente:

“Pois sabemos que todas em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles a quem ele chamou segundo o seu propósito.” Bíblia, livro de Romanos, capítulo 8 verso 28.

Você não precisa fazer a pergunta daquele idoso chinês. Deus nos dá a certeza que, se deixarmos a nossa vida nas Suas mãos, tudo o que Ele faz nela é para o nosso bem. Ele apenas está esperando que você confie nele.

Faça isso, e veja a vida de uma perspectiva totalmente nova!

“Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará.” Bíblia, livro de Salmos, capítulo 37 verso 5.

Texto Bíblico Utilizado: Romanos 8:28

Visite o Site: http://www.vidanet.org.br/

quinta-feira, 7 de março de 2013

O AMOR QUE CURA

Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.

Salmos 91:14

O amor tem muitas faces, sempre benéficas, tem muitas cores, sempre vivas, tem sua música, harmoniosa. Ele é como um quebra-cabeça de muitas peças. Algumas idênticas outras não, cada uma com sua cor, detalhe. Isolada parece um nada, mas no seu devido lugar, a imagem surge linda, calma, bela e mágica.
Quantos são os amores? Muitos! O ser humano precisa sentir o amor todos os dias, ele nos faz melhores, por isso Deus nos permitiu vivê-lo de forma multiforme.

Amor de mãe é divino – se doa

Amor de amigos é forte como uma tempestade.

Amor de vó é incrível.

Amor de Deus é infinito

O Amor é o maior dos dons e o bem mais precioso que se pode dividir com o próximo; Nada que possuímos é comparado ao amor: Ele abre as portas para a verdade, derrota o maior dos inimigos e conquista corações e almas, aprisionando-os em correntes eternas de amizade e respeito.

Quando o amor invade uma vida, ele transforma o destino de quem o segue, cura as feridas, apazigua  as guerras e sara as dores. Não há fortaleza no homem que não penetre: A alma, o coração, a mente, o corpo são esquadrinhado e completamente restaurado, os sonhos renovados e o desejo de viver renascido. 

O guerreiro do amor é um homem curado de seu passado e plenamente restabelecido ao posto de amado e de amar. Ele não teme o mal, porque sabe manejar as armas do bem e está sempre pronto a perdoar.

Desejo a todos vocês que o Pai os envolvam no manto do amor real e verdadeiro, que cura, sara e restaura o corpo, a alma e o espírito.

FERNANDA BRUM - AMOR QUE CURA.

quarta-feira, 6 de março de 2013

O ROSTO DE JUDAS

Quando Leonardo da Vinci estava pintando a "Santa Ceia," teve intensa e amarga discussão com um outro pintor. Ele ficou tão enfurecido que decidiu reproduzir o rosto de seu inimigo na face de Judas. Desta forma o rosto do pintor odiado seria preservado por muito tempo na imagem do discípulo traidor.


Ao terminar de pintar Judas, todos reconheceram, com facilidade, o pintor com quem Leonardo havia discutido. Ele continuou a trabalhar na pintura, mas apesar de inúmeras tentativas, não conseguiu pintar o  rosto de Cristo. Alguma coisa o estava impedindo de continuar seu trabalho. 

Leonardo concluiu que o seu ódio pelo pintor inimigo era a causa de seu problema. Assim, resolveu repintar o rosto de Judas removendo o do pintor adversário e criando um novo rosto. Só então pôde ele pintar o rosto de Jesus e terminar sua obra prima. (Esta história é provavelmente uma lenda). 

Paulo Barbosa

terça-feira, 5 de março de 2013

A HISTÓRIA DE ERNANI

Certa vez, trabalhei em uma pequena empresa de engenharia. Foi la que fiquei conhecendo um rapaz chamado Mauro. Ele era grandalhão e gostava de fazer brincadeiras com os outros, sempre pregando pequenas pecas

Havia tambem o Ernani, que era um pouco mais velho que o resto do grupo. Sempre quieto, inofensivo, a parte, Ernani costumava comer o seu lanche sozinho, num canto da sala. Ele nao participava das brincadeiras que faziamos apos o almoco, sendo que, ao terminar a refeicao, sempre sentava sozinho debaixo de uma arvore mais distante. Devido a esse seu comportamento, Ernani era o alvo natural das brincadeiras e piadas do grupo. Ora ele encontrava um sapo na marmita, ora um rato morto em seu chapeu. E o que achavamos mais incrível é que ele sempre aceitava aquilo sem ficar bravo.

Em um feriado prolongado, Mauro resolveu ir pescar no Pantanal. Antes, nos prometeu que, se conseguisse sucesso, iria dar um pouco do resultado da pesca para cada um de nos. No seu retorno, ficamos todos muito animados quando vimos que ele havia pescado alguns dourados enormes. Mauro, entretanto, levou-nos para um canto e nos disse que tinha preparado uma boa pesca para aplicar no Ernani. Mauro dividira os dourados, fazendo pacotes com uma boa porção para cada um de nos. Mas, a 'pesca' programada era que ele havia separado os restos dos peixes num pacote maior, a parte. Vai ser muito engracado quando o Ernani desembrulhar esse 'presente' e encontrar espinhas, peles e visceras!, disse-nos Mauro, que ja estava se divertindo com aquilo. Mauro entao distribuiu os pacotes no horario do almoco. Cada um de nos, que ia abrindo o seu pacote contendo uma bela porção de peixe, entao dizia: Obrigado! Mas o maior pacote de todos, ele deixou por ultimo. Era para o Ernani. 

Todos nos ja estavamos quase explodindo de vontade de rir, sendo que Mauro exibia um ar especial, de grande satisfacao. Como sempre, Ernani estava sentado sozinho, no lado mais afastado da grande mesa. Mauro entao levou o pacote para perto dele, e todos ficamos na expectativa do que estava para acontecer. Ernani não era o tipo de muitas palavras. Ele falava tao pouco que, muitas vezes, nem se percebia que ele estava por perto. Em tres anos, ele provavelmente nao tinha dito nem cem palavras ao todo. Por isso, o que aconteceu a seguir nos pegou de Ele pegou o pacote firmemente nas mãos e o levantou devagar, com um grande sorriso no rosto. Foi então que notamos que seus olhos estavam brilhando.

Por alguns momentos, o seu pomo de Adão se moveu para cima e para baixo, até ele conseguir controlar sua emoção.

Eu sabia que você não ia se esquecer de mim disse com a voz embargada. Eu sabia, você é grandalhão e gosta de fazer brincadeiras, mas sempre soube que você tem um bom coração. Ele engoliu em seco novamente, e continuou falando, dessa vez para todos nós. Eu sei que não tenho sido muito participativo com vocês, mas nunca foi por má intenção. Sabem... Eu tenho cinco filhos em casa, e uma esposa inválida, que há quatro anos está presa na cama. E estou ciente de que ela nunca mais vai melhorar. Às vezes, quando ela passa mal, eu tenho que ficar a noite inteira acordado, cuidando dela. E a maior parte do meu salário tem sido para os seus médicos e os remédios. As crianças fazem o que podem para ajudar, mas tem sido difícil colocar comida para todos na mesa. 

Vocês talvez achem esquisito que eu vá comer o meu almoço sozinho, num canto... Bem, é que eu fico meio envergonhado, porque na maioria das vezes eu não tenho nada para pôr no meu sanduíche. Ou, como hoje, eu tinha somente uma batata na minha marmita.
Mas eu quero que saibam que essa porção de peixe representa, realmente, muito para mim. Provavelmente muito mais do que para qualquer um de vocês, porque hoje à noite os meus filhos...Ele limpou as lágrimas dos olhos com as costas das mãos. Hoje à noite os meus filhos vão ter, realmente, depois de alguns anos...e ele começou a abrir o pacote... 

Nós tinhamos estado prestando tanta atenção no Ernani, enquanto ele falava, que nem haviamos notado a reação do Mauro. Mas agora, todos percebemos a sua aflição quando ele saltou e tentou pegar o pacote das mãos do Ernani. Mas era tarde demais. Ernani ja tinha aberto e pacote e estava, agora, examinando cada pedaço de espinha, cada porção de pele e de visceras, levantando cada rabo de peixe.

Era para ter sido tao engracado, mas ninguem riu. Todos nos ficamos olhando para baixo. E a pior parte foi quando Ernani, tentando sorrir, falou a mesma coisa que todos nos haviamos dito anteriormente: Obrigado! Em silêncio, um a um, cada um dos colegas pegou o seu pacote e o colocou na frente do Ernani, porque depois de muitos anos nós havíamos, de repente, entendido quem era realmente o Ernani. 

Uma semana depois, a esposa de Ernani faleceu. Cada um de nos, daquele grupo, passou entao a ajudar as cinco criancas. Gracas ao grande espirito de luta que elas possuiam, todas progrediram muito:

Carlinhos, o mais novo, tornou-se um importante medico.

Fernanda, Paula e Luisa montaram o seu proprio e bem-sucedido negocio: elas produzem e vendem doces e salgados para padarias e supermercados.

O mais velho, Ernani Junior, formou-se em Engenharia; sendo que, hoje, e o Diretor Geral da mesma empresa em que eu, Ernani e os nossos colegas trabalhavamos. 

Mauro, hoje aposentado, continua fazendo brincadeiras; entretanto, sao de um tipo muito diferente: ele organizou nove grupos de voluntarios que distribuem brinquedos para criancas hospitalizadas e as entretem com jogos, estorias e outros divertimentos. 

As vezes, convivemos por muitos anos com uma pessoa, para so então percebermos que mal a conhecemos. Nunca lhe demos a devida atenção; nao demonstramos qualquer interesse pelas coisas dela; ignoramos suas ansiedades ou seus problemas.

Que possamos manter sempre vivo, em nossas mentes, o ensinamento de Jesus Cristo: “Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros”. João 13:34 

Repasso a história de Ernani, para que vejamos se não somos um pouco como Mauro e seus companheiros. Se formos... por favor, há tempo de mudar sem dor.

segunda-feira, 4 de março de 2013

DANDO COR AO DIA...

Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas a palavra acordar: A-Cor-DAR.....Viu?...

Significa dar a COR...

Colocar o coração em tudo que se faz.

Existem pessoas que acordam ás 6h da tarde. É isso mesmo!..

Pela manhã caem da cama, mas passam o dia todo dormindo...rsrsrs

Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que dou a ele. A nossa vida tem a cor que a "gente pinta".

O engraçado é que os dias são todos exclusivos. Cada dia é um novo dia ninguém o viveu. Ele está ali, esperando que eu e você façamos com que ele seja o melhor de nossa vida.

Os meus dias são os mais lindos da face da Terra porque eu os faço sê-los mais lindos da face da Terra.

Acredite em você!...O universo é o limite!

Dê a vocêa oportunidade de "a-cor-dar" todos os dias e compartilhar com os outros o que Deus dá de melhor: o privilégio de ser e fazer os outros felizes.

Kátia Bastos

sábado, 2 de março de 2013

A ESPERA DE UM MILAGRE

Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?


Jo 5.5-6
 
Eu não gosto de esperar. É cansativo, irritante, mas em muitas ocasiões na vida é preciso ter paciência. E, eu não estou falando dos consultórios, nem das filas de banco, mas de coisas que são importantes e que estão além de nossas forças.
 
João narra a história de um homem que estava doente há 38 anos, sem poder andar. Nenhum médico pode ajudá-lo e sua situação só piorava. No entanto, apesar de tudo, ele tinha uma esperança: O tanque de Betesda - diz a Bíblia que um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.
 
Mas aquele homem tinha um problema: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Por que isso acontece quando a gente está afligido por problemas? Não sei, mas quando eles prolongam, os amigos desaparecem e a gente acaba ficando só.
 
Posso imaginar quantas vezes aquele homem saiu de casa cheio de esperança e retornou sem nenhuma mudança. Viver a vida a espera de um milagre não é fácil. Muitas pessoas não suportam a dor, perdem a fé, a esperança e põem fim a vida.
 
Mas naquele dia, enquanto estava deitado, um homem foi ao seu encontro e o mandou levanta-se e ir para casa. Ele creu, tomou o seu leito e se foi. Sabe o que eu aprendo sobre milagres?
 
1. Você precisa querer que eles aconteçam;
2. Você precisa está no lugar certo e falar com a pessoa certa;
3. Você precisa saber esperar o tempo de Deus;
4. Você tem que obedecer a voz de Deus;
5. Não se engane, você colhe o que planta. Deus está olhando para você. Quer um milagre, então semeie fé, adube com amor e regue com louvor.