sexta-feira, 16 de maio de 2014

PRUDÊNCIA

A palavra prudência vem do latim “prudentia” que quer dizer: virtude que leva o Homem a prever e a evitar os erros e os perigos.

A bíblia está repleta de referencias diretas e indiretas a virtude da prudência e seus grandes benefícios. Porém, é nos ensinamentos e na vida de Jesus que a prudência ganha maior destaque. Jesus era prudente, sabia a hora de falar e a hora de calar, a hora de agir e a hora de se recolher para orar, soube esperar o momento certo para começar seu ministério e o momento exato para partir para o calvário, tudo feito com perfeição, sem erros, sem falhas, sem prejuízos. Em seus discursos o mestre exaltou a prudência, foi essa virtude que diferenciou as dez virgens de uma de suas mais impactastes parábolas, as cinco virgens néscias ficaram de fora do céu, mas as cinco prudentes, souberam armazenar azeite e puderam entrar na gloriosa e eterna festa. Foi também a prudência que salvou o mordomo infiel da ira de seu patrão, na parábola de Lc 16, e ao fim da parábola Jesus se lamenta dizendo: “Os filhos das trevas são mais prudentes na sua geração que os filhos da luz”

A igreja do Senhor precisa com urgência tomar uma injeção de prudência, Conversava com alguns irmãos sobre o surto brasileiro de febre amarela, e mais uma vez os servos de Cristo se acomodam, enquanto os ímpios lotam os postos de saúde em busca de vacina. O nosso Deus não nos guarda? Sim, e como guarda, mas Ele sempre deixou bem claro que temos de fazer nossa parte, fazer o que nos cabe.

Tenho pregado em muitos lugares, e sempre que sou movido por Deus oro por curas. E o que tenho visto se repete, a maioria dos problemas de saúde que afeta o povo de Deus deriva da falta de prudência. O que mais vejo é obesidade, diabetes, hipertensão, problemas de coluna, coisas que poderiam ser resolvidas ou no mínimo amenizadas com uma boa alimentação e a pratica de exercícios físicos.

Recebo dezenas de e-mails de pessoas desesperadas com o acumulo de dívidas, quando vamos ver ao fundo o que gerou o problema, não há surpresas, quase sempre a raiz é a ausência de planejamento e os gastos demasiados. Falta a prudência das virgens que armazenaram o azeite.

Ainda vale ressaltar os inúmeros casos de pessoas decepcionadas com o “Evangelho”, pois mergulharam de cabeça em um mundo de “profecias e revelações” sem discernir o que vem e o que não vem de Deus, dão ouvido a tudo, agindo de maneira irresponsável e depois pagando um alto preço.

Tenho visto Deus curar, tenho visto Deus desafogar muitos que estão afundados em dívidas, tenho visto Deus levantar muitos “decepcionados, tenho visto Deus usar verdadeiros profetas. Mas o que mais tenho aprendido, é que com um pouco de prudência podemos evitar muito sofrimento.

Mt 10.16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas

Aos que desejarem se aprofundar na virtude da prudência além da indispensável leitura bíblica, recomendo o livro “A ARTE DA PRUDÊNCIA” de Baltassar Gracián, publicado no Brasil pela editora Sextante. E claro, como toda literatura extra bíblica, sigamos o conselho do apóstolo Paulo:  “Examinai Tudo. Retende o que é bom” 1 Te 5.21

Diogo Dantas

Nenhum comentário: