sábado, 4 de março de 2017

O CORPO É MAIS QUE AS VESTES

Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida... porque a vida é mais que o alimento, e o corpo mais que as vestes.


Lucas 12. 22-23

A preocupação tem ocupado um lugar tão especial no coração humano que chega a se prejudicial. Grande número de pessoas tem sido afligido pelo mundo afora pela depressão, ansiedade, desespero, frustração e outras doenças da alma pelo fato de desejarem ardentemente algo que está fora de seu alcance ou controle. Andando por este mundo, Jesus já tinha notado essa tendência maléfica que o homem se permite desenvolver.

No primeiro momento, o Mestre falou do alimento, mas agora, ele apresenta a segunda preocupação:

2. As vestes não são mais importantes que o corpo - este talvez seja o segredo para viver uma vida olhando para o que realmente interessa - a vida. Esquece-se de viver e dedicar-se exclusivamente a aparência, prisioneiro da vaidade é um mal que atinge milhões de pessoas pelo mundo.

Ter roupas de marcas e caras não é o problemas. O problema é quando elas se tornam tão importante que o homem não pode viver sem usá-las e, além disso, julga as pessoas por causa delas.

João Batista usava peles, Adão e Eva folhas de figueira e Salomão linho. Todos eles foram ícones no contexto histórico e religioso. Mas faz-se importante dizer:  Não foram as roupas que os fizeram, foram suas atitudes.

Quando o homem entender que o corpo, a vida, o caráter, a alma é o que importa e não as roupas, a marca, a fama, o glamour, a vaidade ele compreenderá que não existem muitos motivos para andar ansioso e preocupado. Deus cuida dos seus e isto lhe basta.

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: