terça-feira, 18 de julho de 2017

OS PAIS

Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.

Êxodo 21:17

Deus valoriza muito os chamados valores familiares, ou qualquer outro nome que se queira dar aos princípios e regras de um bom relacionamento familiar. Respeito, amor, cuidado, zelo, dedicação, amizade, participação, proteção, suprimento, carinho, afeto e por aí adiante.

Aos filhos, neste esquema divino, honrar seus pais com obediência, gratidão, cuidado na velhice, suprimento de necessidades quando se fizer necessário. Retribuição mínima pelo que eles fizeram por sua vida no início dela, inclusive ser intrumento de Deus para começá-la.

Amplia muito o conceito que aparece resumido nos 10 mandamentos. Note: não precisava matar seus pais para ser punido com a morte, dentro daquele contexto. Bastava amaldiçoar, praguejar, falar ou desejar o mau.

Motivo? Porque Deus escolheu seus pais, meu irmão, para te dar vida e cuidar dela até você ter capacidade de cuidar-se sozinho e glorificar a Deus sozinho. Ao amaldiçoar ao pai ou mãe estará amaldiçoando a escolha de Deus, e indiretamente ao próprio Deus. E Deus não aceita isso.

Se seus pais foram falhos neste papel para o qual Deus os elegeu, deixe que eles se entendam com Deus no juízo da vida deles, não se ponha no papel de juiz porque isso cabe a Deus somente. Agradeça a Deus por tê-los tido, abençoe-os se ainda viverem e seja grato pelo que teve. Seja muito seja pouco, seja bom seja ruim.

Acerte-se com Deus pela sua vida e seja um pai ou uma mãe melhor que os seus o foram, não importando o quanto foram bons ou ruins. Seja melhor. Seja mais parecido com o PAI do que seus pais o foram. É isto que significa obedecer a Deus e aceitar a missão que lhe foi dada ao constituir uma família. Fazer filhos os animais também fazem, mas criá-los nos caminhos do Senhor é para seres humanos. E poucos.

Enquanto escrevo estas linha comemoro meu 35° aniversário, com gratidão a meu falecido pai e minha mãe. Na verdade quem merece os parabéns são eles.

Pai, quero ser mais grato do que jamais fui pelos meus pais, e quero vir a ser um bom pai/mãe aos Teus olhos. 

Mário Fernandez 

Nenhum comentário: