domingo, 6 de agosto de 2017

BONS DE CORAÇÃO?

O Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração 

1 Samuel 16:7

O conceito de que somos "bons de coração" é generalizado: tudo o que precisa ser feito para desenvolver a nossa bondade interior é ter educação e instrução adequadas e a criação de condições favoráveis de vida. Quem acredita nisso não está usando o padrão de bem e mal que Deus determinou. 

Deus avalia a questão de forma totalmente diferente: "A imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice" (Gênesis 8:21). O sábio rei Salomão foi claro e franco sobre isso: "Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal" (Eclesiastes 8:11). Em outras palavras, porque Deus é longânimo e tardio para se irar, muitas pessoas pensam que Ele ignora o mal. Essa é uma ilusão mortífera! Seria mais adequado chegar à conclusão oposta: muitos erros seriam evitados por causa do medo da punição. Esse não é um motivo nobre, e temos de admitir que se todos os nossos maus pensamentos viessem à luz, ninguém escaparia. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Apenas Deus!

Certa vez, o Senhor Jesus afirmou: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mateus 15:19). Não precisamos acrescentar todos os detalhes à essa lista para nos certificar que nosso coração é completamente imprestável para estar em comunhão com Deus, que é santo. Fica evidente que necessitamos de uma limpeza "interior". O Senhor Jesus disse: "Necessário vos é nascer de novo" (João 3:7).

Extraído do devocional Boa Semente 2005

Nenhum comentário: