sexta-feira, 13 de maio de 2022

SOB O SIGNO DA PRESSA

Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

João 9:4

"As matas são belas, profundas, escuras, / Mas tenho promessas que importa cumprir, / E milhas de marcha até poder dormir."

Esses versos do poeta Robert Frost, foram usados no enterro do Dr. Tom Dooley (Thomas Anthony Dooley III, 1927 - 1961), o médico de 34 anos de idade, cuja obra médico-pioneira em Laos, no sudeste asiático, se desenvolveu em uma operação de auxílio médico internacional. 

Ao aparecerem os primeiros sintomas de câncer no Dr. Dooley, ele conheceu que sua vida seria abreviada, de modo que sua atividade redobrou. Segundo um seu companheiro de viagem: "Ele tinha um ressentimento patológico de que o dia tivesse apenas 24 horas". Em uma viagem para falar ao povo, em 1959, abrangeu 37 cidades americanas, fez 49 discursos e levantou quase um milhão de dólares para a campanha de auxílio, em 60 dias. De volta ao Laos, reassumiu imediatamente suas pesadas responsabilidades - tratando de 100 doentes por dia, ditando quase a noite inteira, atendendo a chamados de emergência. Menos de um ano depois ele estava de regresso aos Estados Unidos, fazendo 55 discursos em 41 cidades dentro de seis  semanas. Disse ele a um amigo: "Tenho ainda tanto por fazer!"

A 18 de janeiro de 1961 ele faleceu em Nova Iorque, a obra por terminar. Sua vida apresentou episódios controversos, e consta que pode ter sido agente da CIA. Mas seu exemplo inspirou a muitos a dedicarem-se ao trabalho filantrópico.

A vida de Jesus, mais ainda que a de Tom Dooley, foi assinalada pela consciência deque o tempo era breve. Trabalhava até ao ponto de exaustão.

D. P. Silva - Mil Ilustrações (adaptado)

Nenhum comentário: