segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SABER RESPEITAR

Efésios 6:1-4 - "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai_os na disciplina e na admoestação do Senhor."

Nesses versículos, encontramos instruções dirigidas aos filhos e aos pais. Sendo que a base desses mandamentos está também em Efésios 5:21: ...sujeitando-vos, uns aos outros no temor de Cristo. Os filhos precisam se sujeitar aos pais, sendo obedientes a eles. Os pais, também, servem aos filhos, criando-os e corrigindo-os com amor.

Quando lemos Efésios 6, é fácil esquecer de um versículo importante: Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) versículo 2. Muitos filhos respeitam o pai. Quando ele fala, eles ouvem. Os filhos baixam as cabeças para ouvir, com respeito e até vergonha, as palavras de correção que vêm do pai. Mas, em nossos dias percebemos que estes costumes estão mudando completamente, o respeito devido aos pais estão se perdendo.

Jesus sabia que a honra para pai fazia parte da lei do Velho Testamento. Pelo fato que o mesmo mandamento foi incluído no Novo Testamento, podemos perceber a importância de segui-lo. Desde a criação, Deus pretendia que os filhos honrassem os pais. Há um exemplo de tal honra na história de Noé. No meio a um mundo corrupto, Noé e sua mulher criaram três filhos. Esses três, junto com suas esposas, entraram na arca com Noé. Mesmo se mais ninguém acreditava na mensagem pregada por Noé, os próprios filhos honraram os pais.

O filho obediente traz alegria aos pais: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe Provérbios 10:1. Podemos ver essa verdade na vida de muitas famílias ainda. Quando os filhos se mostram rebeldes, os pais sofrem, talvez mais do que qualquer outra pessoa. .

Na nossa sociedade, muitos filhos negligenciam a honrar seus pais, mas a palavra de Deus nos diz em Pv. 23:22 Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. Honra inclui a responsabilidade.

Que possamos refletir com as palavras sábias de Provérbios 23:15-10: Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar_se_á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne.

Nenhum comentário: