quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

OS SINAIS

E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

Mateus 16.3

Eu gosto de assistir ao CSI. São histórias de policiais decididos a desvendar crimes sem repostas.  É incrível como tudo pode se tornar evidências: um fio de cabelo, um inseto, uma luz, um bilhete, um som, um vegetal, solo. "As evidências falam" diz um dos personagens. As pistas põem sempre alguém na cena do crime, inocenta um suspeito, esclarece um fato, revela horas e datas.

Prestar atenção as evidências é muito importante, a Bíblia diz em Provérbios que "O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando." Todos nós temos a capacidade de compreendermos o que está acontecendo em nossa volta e de decidirmos o que é melhor. Isso é sabedoria.

No entanto, vez ou outra, despercebidos do perigo e iludidos pelo caminho acabamos pagando o preço de ignorar os sinais. Lembro-me de um amigo que contou-me que certo dia, ao amanhecer, notou o céu diferente, nuvens grossas deslizavam no céu, levadas por um vento frio. Sua mãe ainda aconselhou: "João, a friagem está chegando, não viaje hoje." No entanto, eufórico pela aventura, disse: "Nada mãe, é só uma chuva". Ele terminou a história dizendo: "Passei o maior frio da minha vida".

No versículo acima, Jesus aconselha aos homens saber discernir os sinais dos tempos, sem isso, é impossível um viver de paz, amor e felicidade.

Nenhum comentário: