domingo, 21 de outubro de 2018

NÃO FOI INÚTIL

Uma jovem, que gostava muito de flores, estava cultivando uma roseira junto de certa muralha de pedra. Crescia a planta vigorosamente, mas não florescia. Dia após dia a moça a cultivava, regando-a e fazendo o possível para que ela produzisse.

Certa manhã em que a jovem, desapontada, permanecia perto da roseira, julgando que todos os seus esforços tivessem sido inúteis, ouviu a voz de sua vizinha. Era uma inválida que vivia presa à sua habitação. A vizinha lhe dizia: "Você não pode imaginar o quanto tenho desfrutado com as flores da roseira que você plantou." A moça, erguendo-se sobre a muralha, pôde ver do outro lado dela grande quantidade de botões de rosas. Uma haste da planta, atravessando um interstício da parede, fora florescer belamente do outro lado.

Aí está uma lição magnífica. Muitas vezes somos tentados a julgar que os nossos esforços estão sendo inúteis, quando realmente estão eles produzindo efeitos onde a nossa percepção não os apanha. A nossa missão é a de fazer o bem: os frutos aparecerão onde e quando a Providência o determinar. – J.B.

Nenhum comentário: