segunda-feira, 26 de abril de 2010

CONSAGRAÇÃO DO ESDRAS

Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido. Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor,

Lucas 2. 21-22

Era costume em Israel ao nascer uma criança levá-la ao templo em Jerusalém e apresentá-la ao Senhor. Aconteceu com Jesus. Ele ainda era um bebê, pouco mais de oito dias de vida, quando o sacerdote tomando-o em seus braços o consagrou.

A mesma coisa aconteceu com Samuel, diz a Bíblia: Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló. Levou também um touro de três anos, dez quilos de farinha e um odre cheio de vinho. Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.” I Sm. 1:24. “Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali.” I Sm. 1:28.

Apresentar um filho ao Senhor é um ato de compromisso entre os pais e Deus. Os pais assumem diante de Deus a responsabilidade de educar e ensinar o filho no temor do Senhor e, ao mesmo tempo, suplica a ajuda do Criador nessa tarefa, zelando pelos princípios bíblicos estabelecidos na Bíblia e seguindo o exemplo do que aconteceu ao próprio Senhor Jesus Cristo.

Não é um batismo, pois a criança não assume compromisso ou responsabilidade alguma diante do Pai, mas é o ato de apresentar uma nova vida, um novo ser e uma promessa dos pais em dedicar tempo em fazer conhecido Deus e sua Palavra; esta dedicação não é um ato pessoal da criança, mas dos pais. Por isso é dever dos pais viver uma vida exemplar, em conformidade com as santas doutrinas ensinar-lhes o temor do Senhor com o objetivo de capacitá-la para um vida cristã, obedecendo á vontade de Deus.

Seguindo essa determinação do Senhor, ontem apresentamos nosso filho Esdras. Pedimos as orações dos irmãos em prol de nossa responsabilidade assumidas diante da igreja e de Deus. Pois não é uma tarefa fácil nos dias atuais educar um filho no temor do Senhor, pois o mundo inteiro prega conceitos e condutas diferentes dos da Bíblia. Mas desejamos cativar no coração de nosso filho os valores defendidos e estabelecidos por Deus.

3 comentários:

Levy souza disse...

Que DEUS possa estar abençoando ricamente toda a familia,que Esdra que possa realmente crescer no caminho eterno do SENHOR JESUS.
E que DEUS possa estar abençoando os pais para que possa estar ensinando comforme seja a sua vontade.
PARABÉNS FAMILIA!

Pr. Francimar lima disse...

Parabéns, meu irmão. Nossa oração é que sejam muito felizes.
um abraço.

Janderson Martins disse...

Que Deus esteja abençoando.

Felicidades!!!