quarta-feira, 7 de abril de 2010

JÔNATAS OU JUDAS?

Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.

1 Samuel 18:1


É bem provável que alguma vez na vida você se depare com alguém muito especial que lhe conquiste o coração, e não estou falando necessariamente de um amor. Mas daquela sensação de confiança, respeito e admiração que domina o seu ser frente á outra pessoa: da amizade. 

Recordo-me de um amigo de infância, o Chinês. Ele era mais velho do que eu e lhe faltavam dois dedos na mão - um acidente com fogo de artifício. Mas a gente se dava tão bem que durante muitos anos fomos grandes amigos. Faz 20 anos que não o vejo, mas ainda me lembro e oro por ele.

No contexto do versículo acima, existem dois homens: Davi e Jônatas. Diz a Bíblia que o amor que tinham um pelo outro era como o de irmãos. Jônatas não permitiu ao Rei Saul fazer mal ao amigo. Ele desafiou a fúria de seu próprio pai para salvar a vida de Davi e colocou sua própria em perigo.

Por outro lado, a Bíblia fala de Judas. Jesus o considerava seu amigo, foi uma estrada de três anos. Digamos que eles passaram por bons e maus momentos. Mas é triste ver onde essa amizade os levou: ao Monte das Oliveira, ao abismo da traição. Se observarmos com muito cuidado a saudação de Jesus a Judas quando este o traiu veremos tristeza e amor: "Amigo, para que vieste?"

Judas é o exemplo triste de uma amizade. O lado negro do ser humano que despreza o que o outro tem de bom para oferecer. Elas crescem e desaparecem com a mesma intensidade. Movidas apenas por interesses comuns. Quando se alcança os objetivos, os amigos são descartáveis.

Mas Jônatas é o exemplo raro de um grande amigo. É como o poeta diz: Amigo é coisa para se guadar do lado esquerdo do peito. Hoje, se tens um amigo com o era Jônatas, louve a Deus. Isso raro...

O meu objetivo, hoje, não é falar da amizade de Jônata e Davi, mas fazer você pensar no tipo de amigos que somos. És jônatas ou Judas? Que Deus nos ajude a mudar o nosso coração para amarmos ao próximo e desejar o melhor para a sua vida.

2 comentários:

Unknown disse...

Duas amizades totalmente distintas, que tem relatos que nos assimila em nosso dia-a-dia. Mas graças a Deus que nos deixou Jesus, nosso amigo maior, que não tem variações, pois, permanece sempre o amigo fiel a cada um de nós.

Janderson Martins disse...

Muitas vezes somos deparados com amigos igual a Judas, estar ao nosso lado mais prontos para nos derrubar, poucos são aqueles que ajudam quando estamos com dificuldades, como a frase do dia nos diz: " AMIGO É QUEM TE SOCORE, NÃO QUEM TEM PENA DE RI."