sexta-feira, 30 de abril de 2010

PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS


Mateus 6:12 - “perdoa-nos as nossas dívidas”

Uma das belezas da oração é o privilégio que ela oferece ao povo de Deus para ter comunhão com o Todo-Poderoso, buscando seu perdão. Muitos de nós negligenciam este privilégio, perdendo assim as bênçãos que vêm através dEle. Quando Jesus disse aos seus discípulos que orassem, “perdoa-nos as nossas dívidas” Mateus 6:12, ele deixou subentendidas várias lições para seus seguidores.

E a primeira, é que ser cristão não nos isenta da tentação. Paulo expressou isto em sua carta aos gálatas: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” Gálatas 6:1. Não temos intenção de desagradar a Deus, mas podemos as vezes falhamos aqui e ali. Por exemplo, podemos ser tentados a pensar mal de alguém. Podemos ficar com raiva de um irmão, sem causa. Podemos, por raiva, falar com irreverência ou pecar deixando de fazer alguma boa coisa que sabemos fazer.

A segunda, é que o seguidor de Cristo que erra o passo ou peca, e torna-se endividado com Deus. O termo dívida significa algo devido. Portanto, se um cristão pecar, ele deve, pelo menos, uma desculpa a Deus pela sua atitude ou comportamento indevido. O apóstolo João, guiado pelo Espírito, expressa a garantia ao povo de Deus que, se confessarmos nossos pecados diante dele, podemos receber o perdão e a limpeza 1 João 1:9. O pecado produz culpa e vergonha; muitos reagem a isto retirando-se, escondendo-se e evitando contato com irmãos. Esta pode ser a razão por que muitos cristãos param de congregar. Os cristãos não devem atolar-se nos pecados, mas confessá-los ao Senhor, afastar-se deles e receber a benção do perdão.

A terceira, nos mostra que o povo de Deus continua a necessitar de seu perdão. Perdão do pecado foi o verdadeiro propósito quando Cristo veio à terra e morreu por nós. “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém” Lucas 24:46-47. Este fato deverá humilhar cada um de nós. Se alguém começar a pensar que é inteligente demais para precisar do perdão de Deus, a arrogância se manifesta e palavra nos mostra: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” Pv 16:18. Tal espírito de orgulho impedirá que o homem se humilhe diante de Deus para buscar seu perdão.

A única atitude aceitável é a de Deus e Cristo. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” Mateus 6:14-15.

Quando um cristão ofendido deixa de estender o perdão a outro, ele deixa de exemplificar a imagem de seu Senhor. Ele mesmo foi perdoado por Cristo quando se submeteu ao evangelho. Quando Pedro perguntou a Jesus quantas vezes tinha que perdoar seu irmão que peca contra ele, Jesus respondeu: “até setenta vezes sete” Mateus 18:22. Jesus, além disso, ilustrou com a parábola do servo injusto a importância de perdoar aos outros. Este servo injusto recebeu o perdão de uma grande dívida para com o seu senhor, mas quando chegou sua vez de perdoar um camarada que estava em débito para com ele, meteu-o na prisão, em vez de perdoá-lo. Quando o senhor soube do que tinha acontecido, pediu a presença do servo injusto, chamou-o de perverso e incompassivo e, por causa da raiva dele, entregou-o aos torturadores até que pagasse tudo o que devia.

Que lição para nós nestes dias! Lembramo-nos de orar desta maneira: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”.

2 comentários:

Miller disse...

Perdoar é uma ato de amor e coragem. É estender a quem erra a mão. É dizer a Deus que também deseja o Seu perdão. É dar uma segunda chance ao amor e destruir no coração o mal praticado.

Janderson Martins disse...

Temos que agradecer o Senhor todos os dias, pois sempre quando erramos Ele nos concede perdão, assim, devemos fazer para com aqueles que nos ofende. Que Deus nos ajude até o coração humilde e perdoador.