quinta-feira, 17 de junho de 2010

CRESCER


2 Pedro 3:18 –“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ...”

A igreja de Tessalônica teve seu início no meio de perseguições e tumultos como podemos perceber em Atos 17:1-10. Paulo ficou tão preocupado com a fidelidade desses novos discípulos que ele decidiu ficar sozinho em Atenas e mandou Timóteo para Tessalônica. Quando Timóteo voltou e encontrou o apóstolo em Corinto, Paulo ficou aliviado e mandou sua primeira carta aos tessalonicenses para os animar e instruir. No quarto capítulo dessa carta, ele destacou dois temas importantes na vida de cada cristão: a santidade e o amor fraternal. Em ambos os casos, ele fez observações interessantes sobre o progresso desses novos irmãos. Ele disse que os tessalonicenses estavam praticando o bem, e os animou a continuar progredindo, como vemos em Tessalonicenses 4:1,9-10.

Estavam fazendo bem, mas precisavam progredir mais! A linguagem de Paulo nesse trecho frisa bem um ponto que todo servo de Cristo deve compreender. Mesmo quando fazemos bem, precisamos continuar progredindo.

Há pessoas que se preocupam com a sua salvação até ao ponto de crer, se arrepender e se batizar. Mas, uma vez feitas essas coisas, param de crescer. É como se a única coisa importante fosse a entrada no corpo de Cristo. E até erram por não continuar crescendo.

Alguns outros crescem bem por um tempo, mas depois ficam contentes com suas vidas e seu conhecimento da palavra de Deus e deixam de se esforçar. Seja cansaço ou preguiça, tais atitudes deixam a pessoa inútil no reino de Cristo. Em Hebreus percebemos um advertência os seus irmãos por ter estacionado na vida cristã: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido" Hebreus 5:12.

Vamos crescer na graça e no conhecimento do Senhor como está escrito em 2 Pedro 3:18.

2 comentários:

Gleiciane disse...

Acredito que em tudo na vida devamos procurar sempre progredir, seja no trabalho, na vida familiar, social e principalmente em nossa vida cristã, visando um aperfeiçoamento que resultará na maturidade cristã. Por isso, ontem, hoje e sempre prossigamos fielmente em amor, não somente falado, mais demonstrado em uma vida de santidade.

Miller disse...

Em nossa vida, mais do que em qualquer outro tempo, se faz necessário empenho, dedicação e amor para que o crescimento esperado aconteça. Todo servo de Jesus tem a necessidade de continuar crescendo até que Ele nos chame para sua glória.