sábado, 5 de junho de 2010

O TEMOR DO SENHOR

Provérbios 14:27 - “O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte”

Encontramos expressões semelhantes a este versículo, frisando a importância do temor do Senhor, mais de 25 vezes na Bíblia, a maioria no livro de Provérbios. O temor de Deus não é pavor que temos que ter à Deus. É o medo, respeito ou reverência que vem de uma apreciação das qualidades de Deus, do melhor que Ele nos oferece. Ele é santo, justo e poderoso, e qualquer ser humano deve sentir respeito profundo para com o Criador e Juiz de todos.

O temor de Deus traz entendimento e nos protege dos maus caminhos. O respeito a Deus nos dá motivo para evitar o pecado em nossa vida, “Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal” Provérbios 16:6. Vários trechos o descrevem como a base da sabedoria.

Qualquer doutrina ou prática que desvia os nossos olhos de Deus pode destruir o temor do Senhor. Esta foi a preocupação dos israelitas quando pensaram que alguns de seus irmãos estivessem caminhando para a idolatria Josué 22:25 – “...., bem poderiam os vossos filhos apartar os nossos do temor do Senhor”. Da mesma forma, materialismo e doutrinas que minimizam a importância de Deus diminuem a reverência por parte de suas criaturas.

Cada pessoa tem a opção de buscar o conhecimento de Deus para aumentar o seu temor do Senhor: “Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR” Salmo 34:11. Da mesma maneira, podemos rejeitar este entendimento e desprezar o temor de Deus: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.... Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR” Provérbios 1:7,29.

Esse respeito para com Deus é essencial para o crescimento da igreja, como observamos na igreja primitiva Atos 9:31 – “A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificamdo-se e caminhando no temor do Senhor, e no conforto do Espírito Santo, crescia em número". Pessoas que já conhecem a palavra e demonstram o temor do Senhor, naturalmente falarão a outros, oferecendo-lhes a mesma esperança 2 Coríntios 5:11 – “E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus;...”.

Que o temor a Deus esteja presente em nossas vidas!

Um comentário:

Tamires disse...

Oi, que lindo sua postagem.

Beijos