sábado, 26 de junho de 2010

VIDA OU MORTE


Filipenses 1:20 - “...agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”

Olhando para estes versículos percebemos uma parte da vida de Paulo. Depois de sofrer todo tipo de perseguição por causa da sua fé em Jesus, ele foi preso. Ele aguardava o julgamento do seu caso, e irmãos em outros lugares oravam por ele. Paulo expressou nesta carta sua confiança que Deus responderia às orações destes irmãos e que ele seria posto em liberdade: “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação...” 1:19.

O que deve nos surpreender é o resto da afirmação dele: “...agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” 1:20. Paulo tinha confiança da libertação, mas não sabia se ia viver ou morrer. Sua perspectiva sobre a morte era bem diferente do entendimento da maioria das pessoas hoje. Paulo não considerou a vida neste mundo a coisa mais importante. Com certeza não faria nada para tirar a própria vida, mas considerou a morte como se fosse um livramento do sofrimento que enfrentava naquele momento: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” 1:21. Se Paulo tivesse direito de escolher sua liberdade, uma escolha que lhe não cabia, e se ele tivesse decidido por motivos egoístas, teria optado pela morte! Ele disse que tinha “o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” 1:23.
 
Mas Paulo queria viver, não por ser a melhor coisa para ele, mas por causa dos outros. Ele vivia para servir, para honrar a Deus e para ajudar aqueles que procuravam fazer a vontade de Deus: “Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé” 1:24-25.
 
Paulo não fugiu da sua responsabilidade de servir nesta vida, nem em seus piores momentos, mas ele ansiava o descanso eterno na presença de Deus.
 
O que nós desejamos? A vida? A morte? Devemos aprender que, vivendo ou morrendo, a coisa mais importante é a eternidade na presença de Deus.

Um comentário:

Miller disse...

Como Paulo tem tanto a nos ensinar. UM Deus eterno nos ama a ponto de abrir um caminho que conduz aos céus, Paulo sabia disso e por isso ansiava estar com o Pai e gozar as bênçãos de uma vida dedicada a Deus.