quinta-feira, 16 de março de 2023

LUTA SEM SENTIDO

De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? ...


Tiago 4.1


Tenho presenciado um espírito conturbado nos homens. Eles estão sempre estressados e enraivecidos. Se analisarmos o porquê das constantes brigas, dos muitos problemas, das discussões inflamadas sinceramente nos surpreenderíamos com o resultado de nossa descoberta.

Parece que vivemos num campo minado, cercado por corações prestes a explodir. Hoje, se discute por nada, se degladia sem razão e contender tornou-se um ato corriqueiro. Eu mesmo, tenho arduamente me policiado para que uma palavra sem sentido, sem razão escape e acabe fazendo um estrago desnecessário.

É incrível como não conseguimos deixar nada pra lá, nada pode ficar para depois. Muitas vezes, nos comportamos como se a única opção fosse lutar. Que triste engano o do nosso coração: o de conduzir o homem a uma guerra sem vencedores.

Um princípio que aprendi ao ler um livro de Rick Warren, foi: "Nunca entre numa luta quando não vai ganhar nada ao vencer". Já discutiu por causa de uma data sem sentido? "Foi em 1982". "Não, foi em 1983". "Não. Não foi. Foi em 1982". "Não foi não...". Que importa? Nunca entre numa batalha em que você não vai ganhar nada. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 158 - Ed Vida).

Fandermiler Freitas

Nenhum comentário: