quinta-feira, 9 de março de 2023

FELICIDADE

Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou (Tg 5.11a)

A felicidade é como uma pedra preciosa que todos procuram obter. Alguns a buscam na realização profissional, lutando anos para adquirir as habilidade necessárias para alcançar seu objetivo. Quando chegam lá, no primeiro momento ficam muito felizes, mas passado algum tempo, verificam que o trabalho trouxe alguma satisfação, mas não a felicidade esperada.

Há muitas outras maneiras de buscar felicidade: fazer compras, passear, ajudar os necessitados, estar com os mais idosos etc. Tudo isso pode até trazer alguma medida de felicidade, de acordo com a nossa definição pessoal, porém sempre traz também frustrações. Assim, logo vemos que a satisfação obtida assim não era duradoura.

Na leitura bíblica de hoje, o Senhor mostra que é feliz quem busca a sua sabedoria, que é muito mais valiosa que prata, ouro ou outra preciosidade que possamos almejar. Os caminhos em que o Senhor nos conduz são agradáveis e alimentam nossa vida. Assim, obter a verdadeira felicidade dessa maneira depende do nosso relacionamento com Deus, pois só assim ele poderá nos ensinar sua sabedoria. Esse percurso é longo e requer perseverança, como vemos no versículo em destaque. Jó perdeu tudo o que tinha: riquezas, filhos, servos e rebanhos; seu corpo ficou coberto de feridas terríveis, dos pés à cabeça, tão incômodas que ele as raspava com cacos de telha. Tinha ele motivo para ser feliz? Exteriormente não. Todavia, deu atenção às palavras do Senhor e se submeteu à sabedoria e soberania dele. Assim, experimentou a felicidade de viver de forma agradável a Deus.

Deus tem felicidade para nos dar, mas ela provavelmente é muito diferente do que imaginamos. Por isso, temos de aprender a depender do Senhor, e isso exige que confiemos e descansemos nele.

José Donato Cavalheiro, Sorocaba/SP

Nenhum comentário: