domingo, 10 de novembro de 2019

QUEM É BOBO?

Esta história é do tempo do "mil réis". Conta-se que numa pequena aldeia do interior um grupo de pessoas se divertia com um idiota da aldeia. Um pobre coitado de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente, eles chamavam o bobo ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande 400 réis e, outra menor de 2.000 réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa. O que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-lhe e perguntou se ainda não havia percebido se a moeda maior não valia menos.

– Eu sei - respondeu o não tão tolo assim – ela vale 5 vezes menos, mas no dia em que eu escolher a outra a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.

Pode-se tirar várias conclusões desta pequena história: primeiro, que parece idiota, nem sempre o é. Dito em forma de pergunta: quais eram os verdadeiros bobos na história? Segundo, se você for gananciosos acaba estragando sua fonte de renda. Mais a conclusão mais interessante, a meu ver, é de que podemos estar bem mesmo quando os outros não tem boa opinião a nosso respeito.

Nenhum comentário: