quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?

Certa vez Rabi Levi Yitschak de Berditchev notou um homem que andava freneticamente no mercado. Perguntou-lhe: “Desculpe-me, mas o que você está fazendo?”

O homem continuou movendo-se apressadamente , enquanto respondia: “Sinto muito, Rabi, mas estou muito ocupado e não tenho tempo para conversar com o senhor agora.”

O mestre acompanhou-o no mesmo passo, insistindo na pergunta: “Por favor, diga-me o que é que você está fazendo?”

O homem respondeu rudemente: “Não pode ver? Estou tentando ganhar meu sustento; isto é o que estou fazendo!”

Rabi Levi Yitschak falou calmamente: “Não, meu amigo. Isto é o que Deus está fazendo. O que quer que seja que você eventualmente receba em ganhos, já lhe foi pré designado, e seus atos frenéticos não afetarão este fato. Seu sustento é o que Deus está fazendo por você. O que Deus não está fazendo por você, e o que é sua obrigação fazer, é o estudo da Bíblia, as preces e o cumprimento das Leis Divinas. Esta é a razão da minha pergunta, ´O que é que você está fazendo?´”

Nenhum comentário: