terça-feira, 14 de junho de 2022

SOLIDARIEDADE E AMOR

Meus vizinhos estavam voltando do sítio, um sol forte, e muito quente, quase uns dez quilômetros longe de casa. Na estrada eles encontraram sete jovens pedindo carona. Eles estavam exaustos de tanto andarem, pois haviam ido brincar em uma cachoeira. No carro só havia lugar para quatro pessoas, três ficariam, e teriam que continuar a caminhada. Diante da oferta de meus vizinhos, os jovens recusaram eles não queriam deixar nenhum dos amigos para trás. Meus vizinhos então vieram embora, porém o coração de minha vizinha doeu em deixá-los ali.

Depois de já terem percorrido alguns metros regressaram e fizeram duas viagens, deixando os jovens próximos de suas casas. Os jovens agradeceram muitíssimo, mas quem realmente sentiu-se feliz e satisfeita foi a minha vizinha que veio contar-me toda eufórica que havia feito uma bela ação. O que me chamou atenção foi a união e a solidariedade daqueles jovens. Eles poderiam ter aceitado a carona, deixando que as meninas viessem e os meninos ficassem, ou tirar a sorte para ver quem viria ou quem ficaria.

Mas não, ou vão todos, ou não vai ninguém. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1º Coríntios 13:1,2.

Solidariedade é a dependência mútua entre os homens. Sentimento que leva- os a se auxiliarem mutuamente. É uma relação mútua entre coisas dependentes. É um direito compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras.

Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:10. A Solidariedade consiste, não em receber, mas em dar, independente de raça, credo e do sentimento de compaixão. O amor cobre todas essas distinções e arrisca a própria vida de maneira a proporcionar socorro.

Aprendemos assim que temos que ter um sentimento pelo próximo, independente da proximidade física, de local, mas exclusivamente o sentimento de amor. Onde há a solidariedade não há solidão. Fomos chamados para viver uma fé solidária e não solitária. (John Wesley).

Encontramos muitos exemplos de solidariedade na Palavra de Deus. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1.27.

Quando nós abrimos caminhos construindo e exercitando a solidariedade e o amor, nós conseguimos relacionarmos cada vez mais e melhor com as pessoas. Sentimos compaixão. Foi o que a minha vizinha sentiu em relação aos jovens. É o que Deus tem sentido e agido sobre cada um de nós. Vamos praticar a solidariedade e o amor.

Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? Mateus 18:33.
Valéria Belotti

Nenhum comentário: