terça-feira, 18 de abril de 2017

A BÍBLIA DO CAPITÃO BLIGH

"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito." Hebreus 4:12.

Um exemplo do poder da Palavra de Deus é retratado na história da Bíblia do capitão Bligh. Esse volume foi colocado na bagagem do capitão quando ele saiu para o Taiti no navio Bounty. No retorno, a tripulação se amotinou. Eles colocaram o capitão Bligh e 18 de seus homens num bote e deixaram-no à deriva no Oceano Pacífico.

Os amotinados tomaram seis homens e 12 mulheres de Taiti e navegaram para a ilha de Pitcairn, onde esperavam estar a salvo do governo inglês e estabelecer sua própria ilha-paraíso nos Mares do Sul.

Entretanto, eles não desfrutaram o paraíso, pois um dos homens sabia produzir cerveja, e logo eles passavam a maior parte do tempo em bebedeiras. Nesta condição eles brigavam pelas mulheres, matando-se uns aos outros. Depois de 10 anos só restou um dos homens: John Adams.

Ele parou de beber ao ver a responsabilidade que lhe pesava com o encargo de tantas mulheres e crianças. Ele desejava abrir uma escola, mas não tinha livros. Então lembrou-se da caixa de bagagem do Bounty, onde havia ficado a Bíblia do capitão Bligh. Depois de examina-Ia cuidadosamente, ele tratou de reunir as mulheres e as crianças cada dia em torno de si para ouvirem a leitura do livro santo.

Nunca mais se tocou em bebida. As crianças se tornaram limpas, bem comportadas, controladas, ordeiras. Aprenderam a ler e escrever. Foi construída uma igreja onde se realizavam reuniões aos domingos de manhã e nas terças-feiras à noite: Em lugar de palavras rudes, grosseiras, ouviam-se risos e palavras de louvor por toda a ilha.

Captain Bligh's Bible, George Vandeman, 1956.
Origin and Progress of SDA, M. E. Olsen, RH, 1925.
SDA Encyclopedia, pág. 998

Nenhum comentário: