quarta-feira, 19 de abril de 2017

O QUARTO HOMEM

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmo 46: 1.

Aconteceu durante a Primeira Grande Guerra. O comandante H.G. Stoker e dois amigos escaparam da prisão de um campo de concentração na parte central da Turquia. Eles planejaram seguir na direção sudoeste rumo à costa, onde esperavam ser resgatados.

Antes de poderem estar em segurança eles tinham de cruzar as inóspitas montanhas Taurus onde havia lobos e soldados inimigos. O terreno era difícil e eles não tinham mapa nem bússola.

No dia 2 de abril de 1916, a décima primeira noite de sua viagem, eles chegaram à parte mais penosa. Foi então que aconteceu uma coisa estranha.

Os homens estavam caminhando em fila indiana a uns 15 passos afastados do comandante Stoker que ia à frente. De repente ele como que sentiu haver uma quarta pessoa acompanhando-os. Quando os homens paravam para descansar, o estranho não se juntava a eles, mas permanecia na sombra. Tão logo os homens retomavam a marcha, ele assumia o seu lugar. Jamais proferia uma só palavra, mas parecia ser um amigo chegado.

Teria o comandante Stoker imaginado a presença de um quarto homem, ou este realmente estivera ali? Na manhã seguinte contou aos outros sua experiência. Eles também haviam notado o estranho, e se indagavam aonde ele teria ido. "Parecia ser um encorajamento para nós aquela presença", um deles disse.

Na noite seguinte o estranho permaneceu com eles outra vez.

Neste período eles cobriram duas vezes a distância usual e escaparam aos guardas num dos pontos mais vigiados da rota.

Quem era o quarto homem?

Será que Jesus acompanhou aqueles homens através de perigosas montanhas, tal como havia estado com os três hebreus na fornalha ardente? Teria sido imaginação deles, ou o quarto homem era um anjo enviado para encorajá-los? Poderemos nós ter uma experiência semelhante a esta?

"Aquele que andou com os hebreus valorosos na fornalha ardente estará com os Seus seguidores em qualquer lugar. Sua constante presença confortará e sustentará. Em meio do tempo de angústia - angústia como nunca houve desde que houve nação - Seus escolhidos ficarão inamovíveis. Satanás com todas as hostes do mal não pode destruir o mais fraco dos santos de Deus. Anjos magníficos em poder os protegerão, e em favor deles Jeová Se revelará como 'Deus dos deuses', capaz de salvar perfeitamente os que nEle puseram a sua confiança." - Profetas e Reis, pág. 513.

Não é esta uma bela promessa

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

Nenhum comentário: