sexta-feira, 6 de agosto de 2010

HONRA AO PAI


Deuteronômio 6:6-7 - “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as incalcarás a teus filhos, e delas falarão assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

A falta de honra aos pais, onde quer que a achemos, deve-se, em grande medida, aos pais afastarem-se do padrão das Escrituras. Uma das mais infelizes características de nossa civilização é a excessiva desobediência aos pais da parte dos filhos e a falta de reverência e respeito. Infelizmente, isto se evidencia de muitas maneiras inclusive em famílias cristãs. A falta de honra aos pais, deve-se, em grande medida, aos pais afastarem-se do padrão do que a bíblia nos ensina. Atualmente, o pai imagina que cumpre suas obrigações ao fornecer alimento e vestes para os filhos e ao agir como um tipo de policial de moralidade e rígido.

Como os pais irão ser dominadas e controladas presenciando as manifestações de ira? A palavras de Deus nos diz em Romanos 2:21 “Tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?”. Mas também nos revela em Deuteronômio 6:6-7 “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as incalcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.Este dever é sobremodo importante para ser transferido aos outros.

São tantos os caminhos que a palavra de Deus nos mostra, por isso, ore por seus filhos, o último e mais importante dever, no que se refere ao bem-estar físico e espiritual de seus filhos, é a súplica a Deus em favor deles. Sem isto, todos os outros deveres são ineficazes. Os meios são inúteis, exceto quando o Senhor os abençoa. O trono da graça tem de ser fervorosamente buscado, para que sejam coroados de sucesso os nossos esforços em educar os filhos para a glória de Deus. É verdade que precisa haver uma humilde e submissão à soberana vontade de Deus. Por outro lado, o privilégio da fé consiste em fazer parte das promessas divinas e em recordar que a oração de um justo produz muitos resultados. A Bíblia nos diz que Jó “chamava… a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles” Jó 1.5.

Aos pais, vamos ensinar aquilo que Deus nos ensina até nos dias de hoje para que a desobediência, a falta de respeito para com os pais, não permanece nos corações de vossos filhos.

Nenhum comentário: