quinta-feira, 30 de abril de 2009

PLENA GRAÇA

“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João 1:16-17.

Graça é um grande dom que DEUS concedida para que o homem alcance a vida eterna. O apóstolo Paulo, foi um dos grandes beneficiado pela Graça de DEUS, escreveu: “pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Mas o homem, dotado de Graça, continua a caminhar em suas limitações como: dúvidas, instabilidades, tropeços, tristezas etc. Da Graça, recebemos a certeza de que não caminhamos mais sozinhos neste mundo repleto de tribulações: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias de tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei” (Josué 1:5); a Graça de DEUS não isenta o homem de suas lutas, dos suas dúvidas, de suas angústias, de tribulações; ela é nossa substância para enfrentarmos todos os desafios desta vida até atingir o desafio maior: o prêmio de salvação.


O maior exemplo disso foi o apóstolo Paulo. Ele disse que DEUS o escolheu para ser o enviado da Graça do Pai para que todos aprendessem o verdadeiro significado e a completa extensão dessa Graça. E que graça concedida a Paulo, de inimigo para escolhido especial: “pois se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5:10). Paulo, como homem comum, mesmo obtendo a graça de Deus, suportou situações adversas que nem todo homem suportaria: sofreu açoites, foi abandonado por seus amigos, sofreu naufrágios, perigos no deserto, mas tinha um cuidado especial com a igreja do Senhor. Imaginemos hoje quão grandes foram as angústias e as tristezas sentidas pelo apóstolo.


Entretanto, no momento de maior desespero, DEUS coloca amigos em nossos caminhos, através de Sua Graça, para nos consolar. Nossos amigos também são providências da Graça de DEUS. Em Provérbios 18:24 está escrito: “O homem que tem muitos amigos pode vir à ruína, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. A Graça de DEUS é também consoladora, quantos de nós, pela Graça de DEUS, dispomos de “um Lucas” em momentos difíceis em nossa vida? Mas estes amigos ora trazem alegria, ora trazem tristeza. Por isso, DEUS nos presenteia com sua Graça, um Amigo que nunca nos desampara. ELE é o nosso Amigo Perfeito e Fiel de todas as horas; infalível; cujo Nome está acima de todos os nomes: JESUS. Foi este amigo quem socorreu Paulo na prisão: “mas o Senhor me assistiu e me fortaleceu para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará para o reino celestial ” (2 Timóteo 4:17-18).


Isto é que é Graça! A Graça que não nos isenta das dificuldades da vida; mas que nos dá garantia de vitória e de morada eterna. Com ela, somos mais que vencedores.

2 comentários:

Janderson Martins disse...

Pela infinita graça de Deus, temos a Vida Eterna, pois Deus foi capaz de entregar o seu próprio filho para nos dá a Salvação.
E é por isso que pela graça nos somos salvos, que pena muitos ainda duvidam do Amor de Deus pela humanidade.
Nós evangelicos podemos dizer para você amigo: JESUS É O MELHOR AMIGO, POR ISSO ENTREGUE A TUA VIDA PARA ELE E TENHA A SALVAÇÃO.

Daniel disse...

Não podemos avaliar a extensão da graça de DEus sobre o ser humano. Uma coisa sabemos, ela abrange toda a raça humana, e é por causa desse benefício dado por Deus, que somos salvos.