sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

REAÇÕES VIOLENTAS

Estamos vivendo uma época de muita agressividade. E nos queixamos da violência que toma conta das ruas, sem atentarmos que nós mesmos, muitas vezes, também agimos com violência.

Conta-se que um grande militar, desejando se espiritualizar, escolheu um sábio religioso e lhe perguntou: "Onde começa o inferno?"

O pensador experiente meditou e falou: "Por que um homem sem escrúpulos deseja saber onde começa o inferno? Cheio de armas destruidoras de vida, acerca-se de mim para perguntas tolas. O que espera que lhe diga, eu, que sou um homem de paz e justiça?"

Antes que continuasse, o militar o interrompeu, levantando a espada e exigindo, cheio de raiva, que o sábio o respeitasse. Sem qualquer receio, o homem velho esclareceu: "Aqui começa o inferno: na raiva descontrolada."

O guerreiro compreendeu e num gesto rápido, tornou a colocar na bainha a espada, pedindo desculpas. O sábio então o esclareceu: "Homem, nesse seu gesto começa o céu."

**********

A raiva pode ser comparada a uma faísca portadora do poder de atear grandes incêndios. Basta uma palavra mal pensada, um gesto imprevisto para a gerar. Quando solta, desencadeia conflitos inúteis e destruidores. O homem que alimenta a raiva e se deixa dominar por ela, se torna bruto e violento.

Os antídotos para a raiva são a humildade que leva o indivíduo a reconhecer a própria fragilidade; a paciência, que lhe permite acompanhar o desenvolvimento da questão; a tolerância que entende a dificuldade alheia; enfim, o amor que é abençoada luz em todas as circunstâncias.


Fonte: Livro Perfis da vida

Um comentário:

Janderson Martins disse...

No mundo em que vivemos, a humanidade vive de reações violentas, o coração cheio de vingança e raiva, por isso, o homem passa a ter essas reações que só trazem infelicidades.