quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SANTO

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus,

Efésios 1:1

Existem um crença de que um santo só pode ser alguém que viveu uma vida pura, exemplar e após sua morte foi canonizado. As pessoas acreditam que em vida ninguém pode ser santo, porque estando entre os vivos está sujeito a pecar e se afastar da vontade de Deus. Mas vejamos o que a Bíblia diz...

A Carta de Efésios foi escrita por Paulo para os santos que viviam em Éfeso. Se viviam em Éfeso era porque estavam vivos. Se estavam vivos, eram pessoas que iam ao mercado, compravam, estudavam. Isso prova que um vivo pode ser santo.

No livro de Levítico está escrito: "Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus". Deus queria que cada Israelita vivo fosse santos e ainda hoje, Ele espera de cada um de nós santidade. Mas O que é ser santo? 

A palavra "santo" significa "separado, escolhido". E é isso que Deus espera do homem que se aproxima dele.  "porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." Um homem santo é aquele que vive uma vida dedicada a Deus, que obedece seus mandamentos em vez de seguir os caminhos do mundo.

Um santo pode errar? É claro que sim! Ele não é um super-homem. É santo, não porque ele é o "bonzão", mas porque Deus o faz assim. Em 1 João 1.9 está escrito: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

O conselho final de Deus em Apocalipse  é  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
Bereana - Santo.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

A Bíblia nos diz: Sede Santo porque o vosso de Deus é Santo, nós estamos sempre prontos acometer erros, e Deus estar sempre pronto a nos perdoar, Ele é santo e não vai ter outra igual ao Senhor.
Mas devemos santificar a nossa vida ao Senhor é ser santo.