segunda-feira, 11 de maio de 2009

MEMÓRIAS

Quero trazer a memória o que pode me dar esperança.
Lm. 3.21

Nós seres vivos, em especial os humanos, temos a capacidade de guardar informações e experiências no cérebro. A este processo damos o nome de memória. Eu me recordo de muita coisa que vivi, que sonhei, que presenciei.

Algumas delas são inesquecíveis: O primeiro beijo, encontrar o amor, ver o mar, aquele dia especial, um bom livro, nascimento do filhos etc.; outras queríamos esquecer, mas não podemos, elas estão lá, permanecem dia após dia na mente, corroendo a paz, matando a esperança, impossibilitando a certeza da vitória. É o que os especialistas costumam chamar de traumas.

No entanto, nós que somos da luz, precisamos pedir que Deus nos ajude a encher nossa mente de coisas boas e lá do alto, que os nossos pensamentos não fique remexendo o passado em busca de respostas, desculpas e dores. Devemos fazer como Jeremias, nos esforçar para deixarmos o passado e as tristeza no passado e encher nossa alma com o que possa nos dar esperança.

O Próprio Senhor Jesus disse: basta ao dia o seu próprio mal. Nós não precisamos piorar as coisas. Já que ninguém modifica o passado, então devemos viver o presente e fazer planos para o futuro. A vida, mesmo em meio as tragédias, sempre pode ser recomeçada.

Existe um hino da Ana Paula Valadão que diz Há Esperança para o ferido. Que a nossa oração seja: Meu Deus, ajude-me a trazer a memória o que ainda pode me dar esperança. Quero ser capaz de ver além da minha dor o sol e sentir que ainda posso ser feliz. Livra minha mente de todas as frustrações do passado e me enche de sonhos, alegrias e vontade de viver.


O Clipe de hoje é Memórias de Léa Mendonça. Uma ótima segunda-feira.


5 comentários:

Léa disse...

Se pudéssemos escolher e decidir o que guardarmos em nossa mente, guardaríamos apenas recordações maravilhosas, alegres e que nos fizessem sorrir, mais não é assim, e disto tenho plena consciência. Contudo, sei que se Deus permiti acontecer situações de extrema tristeza em nossas vidas, também nos ajudará a superá-las, aumentando nossa fé nas promessas e bênçãos de uma vida eterna sem nenhum sofrimento.

Janderson Martins disse...

Muitas vezes lembramos coisas do nosso passado algumas boas, outras ruins, mas em tudo devemos sempre lembrar do nosso Deus que ajudou a vencer todas as barreiras, e jamais podemos esquecer que com Ele nós somos mais que vencedores.

Marta disse...

Realmente, nossa mente tem um poder muito grande, o de armazenar informações, mas a nós foi dado também o domínio e o direito de escolher até mesmo o que vai estar em nosso pensamento, depende de cada um ter más ou boas lembranças. Muitos não exercitam esse domínio, mas acredite, DEUS te deu esse poder. Faça a sua escolha e decida e que vai estar no seu coração.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigada por ter colocado esse clip! Esse é o meu hino viu?! Procuro sempre trazer a memoria coisas boas! E nós qe somos amados por Deus temos a certeza de que somos protegidos por Ele e que ninguem nos faz mal pq Ele nao deixa!