quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A PACIÊNCIA DE DEUS COM SEUS FILHOS


“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do senhor, para Társis;...”

Jonas 1:3

Acredito que poucas personalidades do Antigo Testamento são tão transparentes como o profeta Jonas. Podemos ver através dele, e não gostamos da maior parte do que vemos, talvez porque ele nos lembre muito de nós mesmos: Medroso, Egoísta, Vingativo e Orgulhoso.

O chamado de Jonas para servir como profeta foi renunciado e em conseqüência, ele seguiu por um caminho desastroso. Não sabemos por que ele decidiu fugir de seu compromisso de pregar em Nínive, mas podemos imaginar que o medo foi sua principal motivação. Ao invés de ficar parado, imaginou que se ele se colocasse a uma distância maior de Nínive, Deus desistiria e escolheria outra pessoa. Mas Jonas subestimou a determinação de Deus de que ele cumpriria sua missão, e isso é o erro humano.

Encontrando uma violenta tempestade no caminho para Társis, Jonas finalmente percebeu que lutar contra a vontade de Deus era inútil. Ele insistiu que fosse lançado ao mar, onde foi engolido por um grande peixe. Mesmo assim, Deus com paciência, usou esse tempo, como se fosse um confinamento, para Jonas ratificar o seu compromisso com Deus. Três dias depois foi liberado, pronto para começar o trabalho que fora chamado.

A paciência do Pai para conosco é maravilhosa, apesar de corremos e sermos rebeldes aos compromissos com Deus, Ele pacientemente nos corrige e nos coloca de volta ao curso. Mesmo assim não deveríamos testar a misericórdia de Deus, porque Ele também é justiça.
Deus é misericordioso...


Pedro Felipe

5 comentários:

Miller disse...

Como nosso Deus é bom! Sua misericórdia não tem fim, se renova-se a cada manhã. Mesmo que sejamos ingratos, rebeldes e maus, Ele sempre está disposto, com paciência, a estender-nos a mãos e a nos dar uma segunda chance. Foi assim com Jonas. É assim comigo.

Janisvaldo disse...

Nosso Deus realmente é misericordioso para conosco, em todos os aspectos de nossa vida, sempre nos olha com bondade e dispõe-se a nos ajudar sempre, mesmo quando procuramos de nós mesmos outros caminhos, Ele nos chama de acordo com o que a situção exige. Louvado seja seu Santo Nome...

Ana Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula disse...

Só o fato de cada dia Deus nos dá saúde, vida, cada vez mais se revela a sua misericórdia para conosco, e que Ele tem um propósito para cada um de nós. Glória a Deus por isso.

fania disse...

As misericordias do Senhor se renovam cada dia!. Graças te damos Senhor porque mesmo não merecendo Tu nos ama incondicionalmente e está sempre pronto a nos perdoar e a manter um relacionamento íntimo conosco.