terça-feira, 4 de agosto de 2009

PAI E FILHO


Efésios 6:4 - E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.


Olhando para este versículo, me veio à mente a respeito de Salomão, e duvido que ele planejasse algo tão prejudicial ao seu filho. Suas falhas espirituais e morais enganaram-no. Isso acontece quando a atenção correta não é dada ao Senhor e à sua vontade nas nossas vidas. Salomão em algum ponto do caminho ele se desviou das atitudes corretas. Roboão ouviu o conselho insensato dos seus amigos para aumentar o peso dos impostos do povo em vez do conselho sábio de seu pai e reduzir o peso dos impostos. Era orgulho? Acredito que era falta de respeito ao seu pai, mas, talvez devido às próprias falhas do seu pai. Seja o que fosse, o resultado final foi o mesmo. Desastre e guerra civil.

Mas isso foi naquela época, e agora também. Nós preenchemos os papéis de pais e filhos. Estamos vivendo nossas vidas perante Deus. São os nossos filhos que estão sendo influenciados por nós. Será que eles estão vendo em nós exemplos de fé e compromisso ou fraqueza e fracasso. A Bíblia diz: Salmo 78:5-7. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos.

No Novo Testamento lemos: Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Pais, viveremos para o Senhor como os exemplos de fé que devemos ser diante dos nossos filhos, ou teremos que esconder na negligência as coisas maravilhosas que a graça de Deus nos forneceu? Salmos 78:4 Não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Vamos preparar nossos corações e seremos fiéis ao nosso Deus, Salmo 78:8 E que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus.

Não é preciso ser um “Salomão” para ver claramente a que escolha devemos fazer.

2 comentários:

Janderson Martins disse...

Pai que Ama ele disciplina o seu filho, mas lembrando que não é para criar contendas, podemos dizer que todos os pais que ajudam e fazem tudo por seus filhos eles realmente o ama, mas filhos esta semana é muito especial para os pais por isso diga para o seu pai o quanto você o ama e quanto ele é importante para você.

Miller disse...

Que Deus nos ajude a sermos bons filhos e ótimos pais! E que diante do Pai Eterno sejamos sempre filhos honrados.