sábado, 8 de agosto de 2009

SER PAI


Efésios 6:4b - ...mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.


Ser pai envolve muitas tarefas como: Educar, trabalhar para oferecer o melhor, impor limites, dar amor e carinho, proporcionar um ambiente saudável e além de tudo isso, se manter paciente. Com certeza esta lista de tarefas imposta aos pais não é nada fácil. Porém, é preciso fazer de tudo para cultivar a virtude da paciência. Atualmente os pais passam mais tempo fora do que dentro de casa, devido muitas vezes o trabalho ou estudos. E quando chegam, estão cansados e não dão atenção aos filhos, com isso a paciência vai sendo perdida à medida com este contato vai se aproximando. E ver que Pai é uma palavra tão pequena, mas com um significado, obrigações e privilégios tão grande! Nós Pais temos uma grande importância na vida dos nossos filhos. Louvo a Deus por desfrutar deste privilégio. Mas, muitos Pais se deparam com relacionamentos dissolvidos entre os filhos levando à destruição de muitas famílias.

Muitas vezes me deparo com situações com os adolescentes de pais que vivem em tremenda tribulação no lar, uma vez numa conversa com uma adolescente, perguntei como estava a sua família, e naquele momento, ela me respondeu: “Está bem, mas Eu queria meu pai mais presente em casa”. Percebi naqueles olhinhos a necessidade da presença do pai em todos os sentidos, nas atividades escolares, na igreja e, principalmente, na vida com Deus. Acompanhar o crescimento dos filhos em todas as áreas é um dever e ao mesmo tempo privilégio de um pai que realemente ama seu filho.

Na carta de Paulo, aos Efésios, 6:4, Paulo descreve a família temente ao Senhor. Aos pais, o apóstolo aconselha que não provoquem os seus filhos de um jeito que os irrite. É preciso buscar a sabedoria de Deus para conduzir a união familiar no caminho do respeito, da dignidade e da integridade. Não esqueçamos jamais de que Deus é nosso Pai Eterno e, por isso, Ele sabe como é o relacionamento de um filho com o seu pai. Ele é o melhor orientador na questão de relacionamento entre pais e filhos e a bíblia é o melhor e mais perfeito manual para melhorar esse relacionamento.

Ser pai não é só ter o nome Pai, vai muito mais além do que imaginamos. Por isso, vale a pena buscar a orientação de nosso Deus.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Desejo para todos os pais um Feliz Dia dos Pais é que Deus esteja abençoando a vida de cada um, mas peça ao nosso Deus que esteja ajudando a criar os nossos filhos no seu caminho, e que cada um possa usar a Bíblia pois ela é o nosso manual enquanto estivermos aqui.
Que cada um de nós possamos estar dando mais valor para o nosso Pai.
FELIZ DIA DOS PAIS!