terça-feira, 16 de junho de 2009

DEUS ME DÁ SABEDORIA E INTELIGÊNCIA

Provérbios. 2:6. “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento.”

Este tema e este versículo foram escolhidos pela ir. Luzivana para que juntos pudéssemos realizar uma gincana no mês de abril de 2008, entre primários e adolescentes. E ali, após a escola dominical, recebi o convite dela, e naquele momento não recusei, e juntos, “dois experientes em música”, formamos até o corinho referente ao tema, ela cheia de disposição, alegria e sabedoria, concluiu o roteiro dos quatro domingo de gincana. E eu, como tinha guardado a lembrança distribuída no ultimo dia de gincana, estava meditando esta semana neste tema e neste versículo.

E me fez lembrar de que quando Jesus esteve na Terra, disse certa vez: “qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Mat. 7:9-11. Deus está sempre disposto a dar “boas coisas aos que Lhe pedirem”. Mas o texto de hoje declara que sabedoria não é algo que o homem fabrica; é uma dádiva divina. É o Senhor quem dá a sabedoria. Você precisa ir a Ele todo dia, cada instante, sempre, estar nEle é estar na sabedoria. Viver com Ele é viver com a sabedoria, e o resultado é inteligência e entendimento.

Muitas vezes sofremos por falta de entendimento. Confundimos as coisas, interpretamos mal as atitudes alheias e nos magoamos sem motivo. Se pudéssemos entender as coisas como realmente são, a vida seria menos complicada e estaríamos em condições de tomar decisões mais acertadas. Somos humanos demais., apressados demais, Impulsivos talvez. Agimos quase instintivamente. E fazer isso não é agir, é simplesmente reagir, contestar e ferir gente querida, às vezes. Pessoas que não são culpadas. O pior de tudo é que a dor delas nos dói, nos perturba, e nós nos perguntamos: Por que machuco as pessoas que amo?

Como viver sem tropeçar? Ou como tropeçar sem cair? Ou como cair sem esmorecer? Porque o Senhor dá a sabedoria, por isso, Vá a Jesus. Ele é a fonte da sabedoria, Ele é o caminho, e a verdade e a vida. Salomão diz que da “Sua boca vem a inteligência.” Esta deve ser as “Nossas palavras”, e elas só podem ser achadas na Bíblia. Quando abrimos a Bíblia, estamos partindo para o encontro com o Deus da sabedoria, e meditamos nos Seus conselhos é entramos no caminho do entendimento.

Não tome as decisões que você precisa tomar hoje sem ir a Jesus e suplicar que Ele o guie, porque: “O Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem a inteligência e o entendimento.”

Cada irmão tem uma palavra que nos marca em nossas vida, seja de esperança, amor, conforto, paz, alegria, etc, e esta foi a palavra de Deus em minha vida, através da ir. Luzivana.

3 comentários:

Janderson Martins disse...

Temos que agradecer a Deus por tudo que temos, e, como vimos no texto Deus é quem nos dá Sabedoria, por isso não adianta queremos se gloriar pois a Sabedoria que temos foi Deus que nos deu.
Que cada um de nós possamos usar a Sabedoria e a Inteligência para falar do Senhor Jesus.

Daniel disse...

A Bíblia diz que nossa palavra deve sempre temperada com Sal.Às vezes, magoamos os outros simplesmente poque não ponderamos. Que Deus nos ajude a lidar com outros e a falar sem agredir.

Unknown disse...

Nossa tô tão perturbada que essas palavras falou tudo que eu tô precisando só mim falta por em prática