terça-feira, 30 de março de 2010

A PÁSCOA



Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito: O cordeiro será sem defeito,... Naquela noite comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. Desta maneira o comereis: Lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa: É a páscoa do Senhor.



Êxodo 12. 1, 5,8 e 11


Das datas comemorativas do ano, sem dúvida a mais doce é a páscoa. Não se trata exatamente dos doces, ovos de chocolates e todas as outras guloseimas que são preparadas para esses dias, mas há no ar um sentimento que penetra em nossos corações e nos deixa mais pacificados, nos torna mais sóbrios e até humildes.


Mas essa data tão recheada de chocolates e doces, não se liga exatamente ao verdadeiro sentido da páscoa. Não há uma relação entre coelhos, ovos e a páscoa. Páscoa significa literalmente passar por cima. Eu explico. O povo de Deus estava preso no Egito e o Faraó não deixava sair o povo, então Deus enviou Moisés para falar com o Faraó. No entanto o próprio, não o ouviu, assim o Senhor Deus enviou dez pragas sobre o Egito que assolou toda a terra. A última foi à morte de todos os primogênitos.


Deus falou que aquele que não tivesse sangue na veja e na ombreira das portas, o anjo da morte entraria e mataria todos os filhos mais velhos, o primogênito. Foi aí, nesse contexto de dor e sofrimento que iniciou a páscoa. Então não há motivos para doces e guloseimas, mas amargura e sofrimento. O filho de Deus, Jesus, começou a ser pregado desde as nove horas da manhã e às três da tarde entregou o Espírito.


Jesus é o Cordeiro pascal, o único sem defeito que agradou a santidade do Senhor. Quando celebrarmos a páscoa, lembremos dos pães asmos, das ervas amargas, da carne assada e do pensamento solene que temos de ter nesse período.

2 comentários:

Miller disse...

Quando observamos a páscoa antiga e o que ela simbolizava na pessoa de Jesus Cristo é que percebemos o quanto Deus nos ama, pois preparou a vinda de Jesus a este mundo milhares de anos antes disso acontecer e glorificamos ao Pai pela concretização desde propósito quando o Filho de Deus entregou-se por nós na cruz.

Janderson Martins disse...

Que o nosso pensamento possa estar em tudo que Jesus fez por nós e também ver como antigamente as pessoas realizavam a Páscoa.
Que cada um de nós possamos ver o quanto foi e é importante ter o Senhor em nosso coração.