sábado, 18 de julho de 2009

ESTAR CONTENTE


Eclesiastes 4:6 – Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento.


Olhando para a história do povo no deserto, percebe-se que Deus tinha resgatado milagrosamente o povo da escravidão. Ele tinha aberto o Mar Vermelho para que eles pudessem escapar da perseguição do exército egípcio. Ele os conduziu, alimentou-os, deu-lhes água, e prometeu conquistar para eles uma terra onde manava leite e mel. Para uma nação que antes não tinha esperança e nem como escapar das garras dos egípcios, isso era bom demais para ser verdade. Contudo, este povo constantemente resmungava e se queixava quando andavam no deserto. Eles nunca estavam satisfeitos com o que o Senhor tinha concedido. Eles até se queixavam de que o alimento que o Senhor provia era ruim e lhe faltava às deliciosas variedades que eles tinham lá no Egito. E por várias vezes os israelitas desejaram voltar à terra da escravidão, até compararam o Egito, sendo a terra onde manava leite e mel e sugeriram que Moisés os estava conduzindo na direção errada, Números 16:13. A intensa queixa dos israelitas parece aos nossos olhos absurda. Depois de tudo o que o Senhor tinha feito por eles, deviam estar transbordantes de gratidão.

E quanto a nós? Vivemos em algo melhor do que tendas e temos mais variedade em nossa alimentação e até fazemos dieta do que maná e codorna. O Senhor providenciou um meio de sermos libertados de uma servidão muito mais devastadora do que a escravidão física do Egito. E todos nós devemos estar contentes. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes, 1 Tm 6:6-8. Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei Hb 13:5.

O povo, no deserto, deviam ter observado tanto as bênçãos do Senhor que nenhuma reclamação jamais passasse por seus lábios. Mas, em vez disso, desejavam sempre mais e mais e logo ficavam chateados com o Senhor. Nós que vivemos melhor que numa tenda, comendo mais do que maná, e tendo água boa todos os dias, temos ainda menos razão para reclamar. Mesmo assim, estamos contentes?

2 comentários:

Janderson Martins disse...

Devemos estar sempre contentes, pois Deus com a sua misericórdia nos dá a oportunidade de morar com Ele no céu, e por todas as coisas que temos, por isso devemos sempre estar contente com tudo que Jesus faz na nossa vida.
DEUS COM CERTEZA SÓ FAZ O MELHOR PARA OS SEUS.
QUE A ALEGRIA E O CONTENTAMENTO ESTEJA SEMPRE NO NOSSOS CORAÇÕES!

Miller disse...

De fato Deus tem sido muito bom para conosco. A cada dia temos tanto para agradecer. Mas o que acontece conosco? Estamos olhando o pouco que não temos e esquecendo do muito que temos. QUe Deus abra os nossos olhos e nossos corações para sermos gratos a Ele.