segunda-feira, 6 de julho de 2009

PERDIDOS EM CASA


Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?

Lc 15.8


Quem já não perdeu alguma coisa? Eu já! Dinheiro, óculos, caneta, até livro. Recordo-me que uma vez perdi uma coroa de casamento. Sai da casa da mãe da Lu levando uma e não cheguei em casa com ela. Não sei explicar o que aconteceu, só sei que foi assim...

A sensação que a perda nos causa é de vazio, de tristeza até de desespero. No contexto do versículo acima, Jesus narra a história de uma mulher que perdeu duas dracmas dentro de casa. Parece um lugar impróprio para se perder algo, mas acontece. Diz a Bíblia que ela acendeu a lâmpada, varreu a casa e procurou em cada lugarzinho. Foi tanta dedicação e esmero que acabou encontrando.

Ao contar a Parábola, Jesus não estava falando de moedas (dracmas), mas de pessoas que se perdem no caminho da vida. Quem não lembra do Filho pródigo que saiu de casa e foi para um outro país em busca de respostas porque desejava viver a "liberdade" e conhecer os segredos do vida? Todo mundo com certeza conhece um "filho pródigo nos dias de hoje!

Mas Jesus não estava falando aqui de sair de casa, mas de se perder dentro dela. Quantos não estão na igreja, mas já não sentem o Pai nem ouvem mais a sua voz? Estão misturado com poeira entre as teias de aranhas e o lixo, debaixo das coisas ou na escuridão dos móveis e precisam urgentemente serem iluminados, retirados das frestas ou do escuro.

Que Deus os resgate para que haja festa no céu e na terra como aquela mulher o fez quando achou suas dracmas.

O clipe de hoje é do grupo Quatro por Um - de Volta a Inocência.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Este texto nos mostra aqueles irmãos que estão todos os cultos na igreja mas não estão disposto a fazer o trabalho de Deus. Devemos lembrar que um dia Deus irá nos cobrar tudo que fizermos aqui na terra, por isso irmão venha trabalhar para Deus, enquanto temos tempo.
E que cada um de nós possamos estar sempre atentos para não ficarmos perdidos em casa.