quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ESPERANDO A PROMESSA

Gêneses 17:17 – “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?”

ESPERAR no dicionário significa ter esperança em, estar à espera de, contar com. Aguardar. Estar na expectativa. Contar, obter; ter como certo ou muito provável; conseguir. Confiar no auxílio ou proteção. Quantos significados bons e ao mesmo tempo incertos aos nossos olhos.

Mas olhando para a história de Sara, podemos perceber a paciência em esperar algo desejado.

Imagine então quão difícil é esperar para tirar digamos a tão sonhada férias ou ir ao banco e enfrentar uma longa fila ou para receber os resultados de um exame médico, para obter sua carteira de motorista, encontrar um namorado ou namorada, etc. quanta coisa em nossas vidas que requer o esperar algo.

Agora imagine ter que esperar noventa anos por algo que você deseja desesperadamente. Você teria a paciência de aguardar tanto tempo assim? Saiba que essa foi a situação que Sara enfrentou. Ela queria filhos, mas era estéril, aos 65 anos, ela já havia desistido, havia muito tempo do sonho de ser mãe, quando Deus repentinamente anunciou que ela teria um filho. Mas dez anos se passaram e nada aconteceu.

Evidentemente, Sara cansou de esperar e tentou acelerar o processo. Mas Deus deixou bem claro que Ismael (o filho de Agar, serva de Sara) não era o filho que Ele havia planejado. Daí passou-se outros cinco anos, e mais cinco. Finalmente, depois de quinze anos, Deus anunciou que o tempo havia chegado. Abraão e Sara tiveram seu tão esperado filho, Isaque, o filho prometido, onde Deus firma aliança Gn 17:21 “Aminha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque...”.

Trazendo para nossa vida, o que você está esperando hoje? Como diz o ditado, não jogue a toalha! Pois, Deus é fiel e mantém cada promessa que Ele firma conosco. Na verdade temos que resistir a tentação de querer apressar as coisas em nossa vida, tudo tem seu tempo, mas o tempo de Deus, não o nosso tempo, Ec 3:1 e 11 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: tudo fez Deus formoso no seu devido tempo tempo;” por isso, espere em Deus. Tantas vezes ficamos tão preocupados com nosso destino, que deixamos de ver e esperar as maravilhas que Deus prepara para cada um de nós. Sl 40:1 “Esperei confiadamente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”

Lembre-se: Sara esperou 90 anos, mas ela esperou no Senhor, e no Senhor as suas promessas se cumprem.

8 comentários:

Miller disse...

Como é bom confiar em um Deus que nunca falha. O problema é que nós não sabemos esperar, quermos logo, imediatamente. Mas o tempo de Deus é um tempo perfeito. Que Deus nos ensine a esperar e nos guarde o coração da dúvida, do desespero e da descreça, porque tudo o que Deus faz é perfeito e no tempo certo.

Fco. Araújo disse...

Linda mensagem. E mais lindo ainda é como Deus age em nossa vida. Quando pensamos que acabou, Ele age de uma forma tão maravilhosa que toda a dor se passa repentinamente. Que nossa confiança se firme sempre em Deus. Como diz o ditado: é melhor chegar tarde em casa do que cedo no cemitério. Por mais que queiramos, Deus não vai adiantar os planos que Ele traçou para nós. No tempo certo, Ele dará aquilo que nos prometeu.

Marta disse...

as vezes ficamos surpreendidos com a resposta de Deus às nossas orações, outras, ficamos anciosos, pensado q Ele demora-se em nos responder. então, como Sara, erramos em tentar antecipar as suas promessas. e quando isso acontece, não ficamos impunes, e temos que arcar com as implicações da desobediencia. Sara pagou o preço da precipitação e ousadia, e até os dias de hoje, o povo Judeu sofre, pela desobediencia de Sara. que possamos dizer como o salmista Esperei confiadamente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro

Daniel disse...

Esperar é uma virtude, e esse poder também dado por Deus. A paciência é um dos frutos do Espírito, assim como o Amor e tantos outros. Se ainda não a temos, devemos pedir à Deus que a tudo dar, se já temos, devemos desnvolve-la. Todos nós almejamos algo, e se colocarmos tudo em suas mãos, Ele dará uma resposta que será sem dúvida, o melhor. Que Deus nos ajude a ser mais pacientes em todas as áreas de nossas vidas. Amém!

fania disse...

A maioria das vezes não conseguimos eperar, queremos agir por nossa conta, pu pior não acitamos as respostas de Deus.Que o Senhor nos esnsine a confiar, a não duvidar jamais.
Ensina-nos Senhor a esperar sempre em Ti.

Janderson Martins disse...

Muitas vezes quando pedimos algo para DEUS ele não nos concede ficamos triste ou muitas vezes perguntamos por que ele não nos concedeu,mas sabemos que tudo tem o seu tempo e ele só nos concede no tempo certo,por isso temos que esperar é tanto que nós que servimos JESUS estamos esperando a sua volta e sabemos que vale a pena esperar pela PROMESSA DE DEUS.

Unknown disse...

No mundo em que vivemos hoje,torna-se cada vez mais difícil esperar por alguma coisa, principalmente quando isso nos interessa muito, mas quando a nossa vontade está dentro da vontade de Deus, o tempo pode parecer que não passa mas a certeza de que Deus cumprirá sua promessa, sempre nos levará a perseverar e esperar no Deus que é sábio demais para falhar.

GLEICIANE GALVÃO

Ana Paula disse...

Esperar, palavra que muitas vezes não gostamos de ouvir muito menos praticar, mas quem tem Cristo em sua vida, esperar nEle é o melhor que podemos decidir.