sábado, 1 de novembro de 2008

A MORTE


Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!

I Reis 2:1-2

Eu não tenho medo da morte! Aliás, nestes últimos dias, tenho pensado muito nela – como ela é poderosa e chega tão rapidamente que nem a notamos até que seja tarde demais.

E fico imaginando como Adão e Eva eram felizes sem a sua presença. Sem a dor da separação que ela causa. Já pensou como seria bom viver assim! Ter todo o tempo do mundo para aproveitar a vida, vivendo em harmonia, paz, tranqüilidade, conhecendo só o que é bom.

Mas a vida não é assim. De repente estamos brincando, cantando, conversando e minutos depois estamos chorando, lamentando, com uma ferida que não tem tamanho na alma.

Já que não podemos evitá-la devemos pelo menos nos preparar para encontrá-la. Alguns pintores a desenham como um ser místico carregando uma foice, vestida de negro e colhendo os homens. Eu prefiro imaginar como uma neblina que encobre o homem lentamente, e o envolve com seu manto cinza como se ele estivesse em um quarto escuro. E num piscar de olhos, quando a neblina se dissipa e a visão volta ao normal, tudo mudou: o homem agora está noutro mundo, bem distante do dos mortais.

Visitando o cemitério, uma coisa sempre me chamou a atenção, a morte atinge a todos: crianças, jovens, adultos, velhos, homens, mulheres, pobres, ricos, belos e feios. Ninguém escapa dela. A Bíblia relata:Há tempo de nascer, e tempo de morrer;”

Todos nós estamos caminhando dia após dia, e sempre diminuindo nossa estrada, já dizia o poeta Cassiano Ridardo: “cada minuto de vida nunca é mais, é sempre menos”... desde o dia em que se nasce já se começa a morrer" até que finalmente a morte nos encontrará num dia qualquer no futuro. Neste dia, o julgamento será selado para sempre e a sentença pronunciada: “Quem crê não será julgado, mas o que não crê já está condenado.”

Neste dia dos finados, lembre-se que em alguns anos, no máximo 100, as pessoas estarão visitando a nossa sepultura, talvez chorando sobre nossos restos mortais. Mas onde estará a nossa alma?

5 comentários:

Fran disse...

O nosso corpo é um casulo que se desfaz com a saída da alma para a eternidade, pois somos apenas hóspedes de passagem. Como se diz popularmente: “ninguém fica para semente”. Conclui-se daí, a necessidade de uma preparação contínua, pois a morte, como diz Jesus, pode nos surpreender no dia em que menos esperamos. E árvore cai do lado por onde pende. Aquele que a cada dia, se prepara para morte não será surpreendido.
A lembrança de nossos mortos deve estimular-nos a viver uma vida que nos leve à feliz eternidade Ao adentrar um cemitério para visitar os túmulos de nossos entes queridos e de outros que lá jazem, um pensamento de otimismo deve inundar o nosso coração, pois um dia ressuscitaremos. É Jesus mesmo que nos assegura: “Vem à hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a minha voz e sairão. E aqueles que tiverem feito o bem, deles sairão para a ressurreição que conduz à vida” (Jo 5.28). Essa é a perspectiva daqueles que fizeram o bem durante a sua vida. Quanto aos demais, diz Jesus que “irão a julgamento” que só ele mesmo sabe qual é.

fania disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fania disse...

Morrer é praticamente uma certeza, a não ser que o Senhor volte antes que isso nos aconteça. Mas mesmo assim a morte sempre nos pega de surpresa. Quem dera pudéssemos dizer como o apóstolo Paulo em Flp 1:21 - "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.". Lembremo-nos que nem sempre o Senhor dá tempo ao homem, antes da morte, para se arrepender, às vezes Ele leva num piscar de olhos. Não nos esqueçamos que a nossa eternidade começa aqui na terra. Estejamos preparados para o encontro com o Mestre!

Janisvaldo disse...

A morte é uma certeza inevitável, mesmo que haja outras e que se possa até evitar por algum tempo, a morte não nos permite tal proesa. Porém a grande preocupação de Deus é que o ser humano perceba isto o quanto antes, visto que todos adquirimos essa expectativa tão certa através de Adão quando resolveu aceitar a segunda opção que lhe fora dada - a de morrer! Todos nós passamos a ter esta condição e o que podemos fazer? Bem, nós absolutamente nada! Então Deus resolveu vindo na pessoa do Senhor Jesus para morrer por nós, uma vez e fazendo assim nos permitiu reconquistar o que em Adão nós perdemos - a chance de vida eterna novamente, pois como comentou Fania, nossa eternidade começa aqui, e é aqui temos de iniciar uma nova vida, a eterna garantida por que a conquistou para nós: JESUS...

Elana disse...

Ao ler esta mensagem fiquei pensando que realmente não podemos evitar a morte física, mas podemos nos entregar a Cristo e ter a certeza da vida eterna. Deus nos garante isso em sua Palavra! Devemos a cada dia agradecer a Deus pelo privilégio de termos sido comprados pelo seu sangue e assim ter a certeza de vida eterna e também de encontrar os nossos amados que já dormiram no Senhor!!!