quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O PROFETA QUE RESISTIU


“Não temais diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor”
Jeremias 1:8

Resistência é uma qualidade rara. Muitas pessoas carecem de compromisso a longo prazo, cuidado e disponibilidade, que são vitais para conduzir uma tarefa contra todos os obstáculos. Mas Jeremias era um profeta que resistia.

Assim como nós, Jeremias tinha que depender do amor de Deus ao desenvolver resistência. Ele era tanto ignorado como odiado. Sua vida foi freqüentemente ameaçada. Ele muito lutou, pregou , mas presenciou um esfriamento espiritual que resultou no retorno de uma nação à idolatria. Nós passamos também isso em nossas vidas, vemos as pessoas abandonarem Deus para se entregarem a algum tipo de idolatria.
Com a exceção do rei Josias, os reis ignoraram os avisos de Jeremias e distanciaram o povo de Deus. Jeremias viu profetas companheiros seus serem assassinados. Ele mesmo foi severamente perseguido.

Muitas pessoas já pensaram em desistir num momento ou em outro: num relacionamento, durante uma tarefa cansativa em casa, na escola, ou no trabalho, quem sabe por doença, etc., mas como Jeremias, somos chamados à resistência as dificuldades, não ao desespero. Ao invés de focalizar seus pensamentos e energia em como sair de um problema, uma dificuldade, busque a Deus para junto com Ele, superar, passar por esta situação. O amor de Deus capacitou Jeremias a superar as maiores humilhações; Deus pode te salvar e te ver independente do seu problema, só Ele pode nos livrar das circunstâncias mais difíceis da vida, por isso, temos que resistir com Deus.

7 comentários:

Miller disse...

Servir a Deus não é fácil. O próprio Senhor Jesus disse: Se alguém quiser vim após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. É preciso ter força de vontade e ajuda de Deus para resistir as investidas do inimigo, Em outra passagem, a Bíblia diz: "resisti ao diabo e ele fugirá de vós. A única certeza que temos é que somos mais que vencedores e que nada poderá derrotar-nos se estivemos em Cristo Jesus.

Janisvaldo disse...

O exemplo de um homem de Deus como o profeta Jeremias é inspirador para termos a consciencia de buscar a orientação divina para termos sempre a disposição necessária em seguir o Mestre, pois a vida para quem quer agradar a Deus é muito dificil, ja iniciamos sabendo que "o caminho é estreito" e sendo assim precisamos totalmente da misericórdia de Deus, que Ele nos abençoe para sempre prosseguirmos...

Gleicy disse...

Muitos são os obstáculos, mas quando a nossa fé está em Deus tudo se torna possível.

Daniel disse...

De nós mesmos, nada podemos fazer.Talvez seja por isso que desistimos tão fácil das coisas, especialmente quando o trabalho não é nosso. O ministério de Deus conferido à nós, exige de cada um antes de mais nada, disposição e persistência. Essas virtudes são dádivas que só receberemos de Deus,e é à Ele, que devemos buscar essas características tão preciosas nos dias de hoje. Que Deus nos dê a cada dia disposição e persistência para levarmos Deus àqueles que ainda não o conhecem.

Ana Paula disse...

Resistir em um mundo que só discute valores, guerras, poder, etc, é muito difícil de resistir em meio a um mundo que é egoísta e ipócrita, mas graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo Jesus. temos um privilégio sem igual, poder resistir e ao mesmo tempo servir a um Deus que luta com cada um de seus filhos, Glória a Deus!!!!

fania disse...

Persistir, esta é a palavra.A sua palavra nos diz em Mat 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Sabedores disso não podemos retrocer jamais, pois a sua palavra nos fala em 1Co 15:58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

J. Marques disse...

Que exemplo de resistência e fidelidade ao Senhor, o profeta Jeremias. Diz uma antiga tradição que o "atalaia de Israel" sofreu o martírio como autenticação de sua fidelidade. Enquanto fugia, ele buscou esconderijo em um tronco de uma árvore. Seus perseguidores, ao perceberem, serraram a árvore ao meio, matando o profeta ancião.