sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A NATUREZA HUMANA

Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Romanos 3. 11 - 12

Todos nós ficamos fascinados com a capacidade do homem em produzir coisas. A mente humana é dotada de capacidades que, em primeira análise, se mostram ilimitadas na resolução de tarefas e problemas inerentes ao próprio homem. Somente o ser humano adquiriu esse beneficio, Pensar.

Apesar de termos essa capacidade, a de pensar, refletir sobre o próprio “ser”, nós nos surpreendemos com certas atitudes que nós, homens, praticamos. Somos capacitados para fazer coisas maravilhosas, solucionar problemas, resolver equações complexas, dar uma resposta prática para dilemas, contudo, ainda não temos explicação humana para esclarecer algumas atitudes que praticamos.

Em meio ao desastre que acometeu uma parte do estado de Santa Catarina, onde pessoas perderam suas casas, seus negócios foram parados, carros foram submersos pela água, morros sumiram em questão de minutos pela força das enxurradas e tantos outros fatos se sucederam causando prejuízos, e nesse contexto de tragédia, outra talvez mais grave aconteceu. Pessoas sem sensibilidade, “aproveitaram” para saquear as casas abandonadas.

Uma coisa podemos observar em meio ao caos: O ser humano possui uma natureza corrompida. Se desviarmos o olhar e pensar globalmente, a essência humana é diretamente percebida. O mundo vive o temor de uma crise econômica global, e os economistas só pensam em resolver os problemas dos bancos, mas não se pensa nas nações menos favorecidas que vivem em situação de pobreza extrema.

A palavra de Deus afirma que homem é pecador e nessa situação, despreza o Criador e seus semelhantes. É capaz de tirar a vida do próximo por motivos banais e o pior, não se arrepender dos seus atos. O problema que acomete o ser humano não se explicar apenas com hipótese sociológicas e psicológicas, mas principalmente observando a sua natureza que é caída.

A boa notícia é que, essa mesma natureza pode ser alterada e quem pode fazer tal mudança é Jesus, o filho de Deus. Ele pode mudar a nossa essência e nos dá uma vida nova. Só pelo Sangue de Cristo uma pessoa consegue torna-se uma criatura transformada.

3 comentários:

Miller disse...

Infelizmente o homem é mau e seus atos só provam isto. Enquanto milhares sofrem pela tragédia que lhes aconteceu; outros, movidos pela oportunidade, cometem delidos. Esta verdade não se resume a Santa Catarina, mas ao mundo inteiro. Até eu, em determinados momentos, me aproveito do meu próximo. Que Deus nos ajude a espalhar seu amor por onde quer que passarmos.

Léa disse...

A mente e alma do ser humano é cheia de perversidade, seus pensamentos são voltados para a maldade. Sem o temor de Deus e o Espirito Santo em nossos corações seríamos tão corruptos quanto qualquer um que vive na prática de ações da natureza carnal, que é induzida pelo diabo.Todos nós somos passivos de erros e sem amor de Deus seríamos consumidos pelos desejos do nosso coração.

Janderson Martins disse...

Quando nascemos já temos a natureza pecaminosa,por isso você que não tem JESUS como seu SALVADOR é melhor aceitá-lo,pois cada dia que passa a vinda do SENHOR está mais próxima.QUE SOMENTE JESUS POSSA REINAR NA NOSSA VIDA.