sábado, 22 de novembro de 2008

A ÁRVORE - Parte 1


"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu." Gênesis 3.6

Por muitas vezes nos deparamos com situações inusitadas, que nos deixam até sem jeito, e procuramos as mais variadas formas de explicar para nós mesmos o que aconteceu. Falo da temível forma que o inimigo de nossas almas utiliza para tentar a qualquer custo nos afastar de Deus.

Muitas vezes, nos parece agradável certas circunstancias, e isso nos deixa de certa forma vulneráveis às investidas daquele que sempre quer nossa ruína. E ao contrário de Deus, que está sempre querendo o melhor para nós, o verdadeiro inimigo do ser humano, o Diabo, o tentador vem de inúmeras formas colocar diante de nós sempre uma nova alternativa para as nossas necessidades, nossas ansiedades, etc.

Mas uma coisa ele sempre faz primeiro, e isso desde o Éden, como fez com Eva, lembra-se? Ela estava passando perto da árvore a qual havia sido instruída que não comesse, mas infelizmente ela esta perto, e podemos entender que cada vez mais perto ao ponto do Diabo conseguir falar dessa árvore de uma maneira diferente da que ela havia ouvido de Deus.

E por estar perto demais, ela passou a ver a árvore de uma maneira diferente, nova e espetacular, pois a mesma que antes era símbolo somente de desobediência, passou a ser "agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento". Isso nos mostra que o Diabo pode mudar, aos nossos olhos, o que é errado e prejudicial em algo "bom e agradável". Tanto que na maioria das vezes nem vemos "antes que seja tarde demais".

Então podemos deduzir que cada uma de nós temos nossa própria "árvore" da desobediência, projetada aos nossos olhos, para que vejamos da forma com que o Diabo quer, e não da forma com que realmente ela é; mesmo sendo avisados, temos a tendência de audaciosamente preferirmos tal imagem errada da velha mentira contada a séculos por nosso inimigo comum: "não é assim que Deus disse... mas não é assim..." Esse método é antigo, mas até hoje obtém resultados assustadores.

Bem, então o que fazer? Talvez você tenha a resposta na ponta da língua: "Não ouvir o diabo", certo? Isso é o correto mesmo, mas se levarmos em conta que Adão e Eva eram santos, eternos e tinham comunhão perfeita com Deus, e isso diariamente. Então precisamos ouvir a Cristo que diz em Mateus 26.41: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Jesus conhece bem nosso inimigo, e nunca nos incentivou a trocar ideias com ele, ou muito menos o enfrentar com nossas próprias forças, mas a buscar de Deus a maneira correta de evitar que a tentação seja um mecanismo eficaz para nos afastar da comunhão com que tanto nossa alma precisa para estar de acordo com a vontade de Deus.

Iremos falar mais sobre esse assunto na próxima postagem, mas desde já desejo que Deus ilumine seu entendimento para que possas saber buscar no caminho certo a verdadeira vontade de Deus para sua vida, isso você só vai encontrar na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Até a próxima, que Deus te abençoe.

4 comentários:

Miller disse...

O que o diabo fez com Adão e Eva foi terrível - retirou-os da comunhão com Deus e os fez conhecedores da morte! Mas ainda hoje, nós somos, muitas vezes, envolvidos nas artimanhas do inimigo e levados ao erro. Que Deus nos conduza a resistir ao diabo e ele fugiráde nós.

Unknown disse...

Em todos os momentos e sentidos de nossas vidas, nos deparamos com uma árvore boa, o diabo tem suas artimanhas e quer nos afetar primcipalmente em nossa comunhão com Deus como fez com Adão e Eva, mas assim como Jesus resistiu a tentação no deserto através de palavra, também nós através da palavra, temos que resistir.

Janderson Martins disse...

Sabemos que mesmo servindo a DEUS estamos correndo perigo,pois as vezes o diabo coloca algo para nos seduzir ao erro,como sabemos ele sempre quer nos destruir ou seja fazer que possamos pecar contra Deus e quando pecamos ficamos longe de DEUS,que possamos cada dia está firmados com DEUS e assim vamos resistir as provações.

Marta disse...

é verdade meu irmão, as vezes nós desafiamos o perigo, passamos muito perto da arvóre da tentação, e assim, nos tornamos vulneráveis as investidas do diabo, que procura a qualquer custo nos enganar, fazendo-nos acreditar que a árvore outrora simbolo do pecado seja algo agradável e desejável. Que DEUS nos dê sempre sabedoria e discernimento para nos manter longe da árvore da perdição.