domingo, 16 de novembro de 2008

A ROCHA ETERNA



“... Um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”
Mateus 7. 24c


O ato de fazer projetos está intimamente ligado à existência humana. Nenhum outro ser vivo possui essa capacidade, a de projetar seus anseios e pôr cada um dos seus planos em prática. Os planos são uma necessidade para o homem. Imagine se uma pessoa resolva construir um prédio sem um planejamento prévio, sem a ajuda de um engenheiro, arquiteto ou uma pessoa qualificada para tal função, certamente, problemas estruturais surgirão e, os prejuízos aparecerão.

Elaborar projetos é fundamental, mas mais que isso, é inquestionável avaliarmos qual o terreno estamos usando para construir. Não adianta termos meios para construir se, nossa base não nos dá condições para isso.

Em nossa vida, encontramos vários “solos”, mas apenas um dará estrutura para edificarmos o que queremos e é a partir daí que construímos nossos anseios. Se em nossa vida material necessitamos de uma boa base, na nossa vida espiritual não é diferente. Precisamos solidificar nossa vida em algo que nos centre.

A palavra de Deus diz que se edificarmos nossa casa sobre areia, certamente não será sustentada, pois o vento, a água e todas as intempéries abalarão suas estruturas, mas se nossa base for rochosa, as colunas da nossa vida não sofrerão quebra ou rachaduras, pois o terreno é firme.

Projetarmos é importante, mas precisamos observar a estrutura. E você? Em que terreno sua vida está alicerçada? É areia? Se for, saiba que suas bases sofrerão abalos. A Bíblia nos ensina a construirmos sobre terreno firme que não permite perturbações.

Que tal a partir de hoje firmar tua vida no nosso Deus? Ele é amparo nos momentos difíceis, é porto seguro em meio às tempestades e está bem presente quando pensamos que todos nos abandonaram. Qual o teu projeto? Deus pode realizar. Quais teus anseios? Deus pode tornar real. Se estás passando por dias onde a paz parece ter sumido o nosso Deus certamente é rocha e escudo em tempos de instabilidade.

5 comentários:

fania disse...

Fazer planos é algo inerente a nossa vida aqui na terra, até para não nos tornarmos irresponsáveis e assim, sermos motivos de escândalos, todavia não podemos esquecer que “muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.”.Precisamos por nossas vidas na dependência do Senhor, pois assim Ele diz “todo aquele que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

Miller disse...

Fazer planos é inerente ao homem. Ninguém poder viver sem pensar no futuro. No entanto, precisamos ser conscientes de que o futuro só pertence a Deus e por isso devemos colocar nossas vidas sempre ao seu cuidado.

Janderson Martins disse...

Todos nós fazemos planos mas esquecemos que o amanhã não nos pertence,que possamos está sempre com CRISTO pois estaremos firmados na ROCHA.

Ederildo disse...

Sonhar, planejar e desejar, como foi dito é uma qualidade inerente ao ser humano. Em nossa região não dispomos de pedras muito menos de rocha, mas ao fazerem uma casa as pessoas procuram construir alicecere que de sustentação e segurança, já no que dis respeito as suas almas as lançam sobre qualquer vã doutrina e sucumbem facilmente na primeira investida do maligno. Bendito o homen que entrega-se totalmente aos cuidados de Deus.

Pedro disse...

Pedro chama Cristo de a "pedra viva" e a "pedra principal", e ensinou que todos os discípulos de Cristo, como "pedras vivas", estão sendo edificados sobre a "pedra principal" que é Cristo. Para uma caminhada cristã vitoriosa onde nossos anseios poderão ser realizados sempre na “rocha eterna”, e é de suma importância ter firmes convicções sobre Cristo, a "Rocha”.