segunda-feira, 9 de março de 2009

CARÁTER TURBULENTO


Gênesis 49:4 – “Desconhecido como a água, não reterás a preeminência;...”


Jacó resumiu a vida de Rúbem da melhor maneira quando ele disse que ele era “desconhecido como a água”. Ele queria dizer que Rúbem podia ser dependente num momento e traiçoeiro no outro. Vamos considerar alguns momentos de sua vida:

Rúbem demonstrou falta de punho quando seus irmãos se reuniram para traçar o plano a fim de matar José. Rúbem deu aprovação tática enquanto planejava salvar José, uma esperança mais tarde frustrada quando os irmãos venderam-no aos ismaelitas. Rúbem também demonstrou tremenda falta de autocontrole quando dormiu com a concubina de seu pai, Bilá.

Mais tarde Rúbem se voluntariou para assumir a responsabilidade sobre a segurança do jovem Benjamim numa viagem ao Egito. “mata os meus dois filhos, se to não tornar a trazer”, disse Rúbem a Jacó. Podemos ver essa oferta como corajosa ou como uma fraqueza, uma vez que ele queria sacrificar seus dois filhos, mas não a si mesmo.

Por fim, a vida de Rúbem é marcante. Ele não tem o pior caráter encontrado na Bíblia. E ainda assim, nada sobre ele é admirável ou digno de uma nota.
Vamos então gastar algum tempo hoje avaliando nossa própria vida. Aqueles que o conhecem bem poderiam descrever-nos como “Desconhecido como a água”? ou você é confiável e comprometidos com sua fé? Você quer se destacar como alguém que se compromete ou como alguém com convicções profundas?

Pessoas não confiáveis têm vidas insignificantes.

4 comentários:

Miller disse...

É INCRÍVEL COMO O QUE FALAMOS E O QUE FAZEMOS IRÁ DESCREVER NOSSA VIDA. O PRÓPRIO JESUS CHEGOU A COMPARAR O HOMEM COM UMA CASA E AO MODO COMO ELE SE COMPORTA EM MEIO AS TEMPESTADES. QUE DEUS NOS AJUDE A TERMOS UM CARÁTER SÓLIDO E FIRME.

Janderson Martins disse...

Em todos os momentos devemos pedir a Deus que Ele esteja nos ajudando a ter um caráter realmente de uma pessoa simples e fiel a Ele, Deus nos Abençoe a cada dia.

Janisvaldo disse...

Conhecer a Deus e como Ele age, é um bom começo para se ter uma ideia se somos parecidos com o Pai que temos, ou se nem filhos somos. Mas Deus se revela através dos que o temem e o buscam, e sendo Ele rico em misericórdia pode sem qualquer dúvida transformar a mais corrompida das criaturas em um filho parecido com Ele.

Adenisia disse...

Todos nós que andamos neste mundo, passamos por muitas situações difíceis, e é o temor e a obediência que geram estabilidade. Quando uma pessoa teme a Deus, ela fica livre de muitos problemas, pois, as situações difíceis, Deus resolve. Deus quer que O sirvamos com respeito, reverentemente, cautelosamente, sempre com os cuidados normais, sempre vigilantes, porque o nosso adversário anda ao nosso derredor.