domingo, 8 de março de 2009

UM DIA ESPECIAL


A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba.


Provérbios 14.1




Hoje é um dia especial. Separamos essa data para lembrarmos da importância da existência das mulheres no seio da sociedade.

Tudo começou a cento e cinquenta e dois anos a trás, quando uma centena de mulheres, sofrendo com o excesso de trabalho – trabalhava-se até quatorze horas diárias – e em muitos casos, a exploração sexual era uma realidade, estas, reuniram-se para reclamar seus direitos e protestar contra os maus tratos no trabalho. Isso foi o suficiente para que elas entrassem na historia de forma fatídica. As cento e vinte e nove mulheres morreram carbonizadas presas dentro da fábrica, vítimas da ignorância de seus patrões.

Devido à ousadia de dezenas de mulheres, que lutaram para serem livres, hoje muitas podem facilmente reclamar seus direitos . Não foram necessárias muitas pessoas, mas apenas a vontade de mudar as circunstâncias em que viviam e, talvez sem saber, iriam mudar drasticamente nos anos que viriam, a situação da mulher no mundo.

É uma historia que não possui final feliz, mas podemos tirar uma lição, podemos mudar a situação em que vivemos usando para isso, a sabedoria. Elas não saíram quebrando tudo e todos à sua frente, como algumas hoje fazem, mas utilizaram sua sabedoria para tentar buscar os mínimos direitos. O versículo acima, é muito forte e traz uma mensagem especialmente às mulheres – A de usarem com sabedoria o que Deus lhe deu para mudar e transformar o lugar onde estão inseridas, onde quer que esteja, especialmente o seu lar lar.

A sabedoria é um privilégio para poucos, mas a Bíblia diz que quem quiser possuí-la, peça a Deus que dá fôlego e tudo mais. Nos últimos dias, temos visto muitas mulheres agindo sem sensatez e prejudicando a si mesmas e levando consigo, dezenas dos seus ao um caminho de imprudência.

Nesse dia, 8 de março, dia internacional da mulher, muitas não tem o privilégio que talvez hoje, você esteja gozando com os seus, pois em muitas partes do mundo, a mulher ainda vive sob jugo de religiosos, de maridos estúpidos e grosseiros, de governantes insensíveis ou de uma sociedade que privilegia a masculinidade como forma absoluta de entender ou conceber as coisas.

Hoje, mais do que nunca, reflita sobre essa data conquistada a duras penas há muito tempo atrás, medite também sobre o papel que você exerce ante sua família, a sociedade, o legado que você quer deixar.

Deus neste dia te conceda toda sorte de bênçãos, Amém.

6 comentários:

Fran disse...

Para construirmos algo em nossas vidas, para edificarmos com o nosso exemplo as nossas casas, precisamos ser sábias, caso contrário, as destruiremos.
Que neste Dia Internacional da Mulher, peçamos a Deus que nos guie, para que possamos cada vez mais crescer em sabedoria e nos tornarmos mais sábias e edificantes.

Miller disse...

Quero saudar a todas as mulheres e desejar um dia maravilhoso. Que o Senhor Jesus invada sua vida e lhe conceda conquistas incríveis. A todas as mulheres a minha admiração e respeito.

Janisvaldo disse...

Que neste dia haja menos mulheres sofrendo sendo vitimas da violencia, que muitas vezes vem dos que deveriam cuidar delas, que Deus conceda uma nova consciencia para os homens poderem ver o quanto elas são importantes nas nossas vidas. Crianças, meninas, adolescentes, jovens, mulheres... não importa a idade, ou situação economica ou social, que todas sejam felizes, abençoadas pelo Criador e Conservador de toda a vida!!!

fania disse...

Feliz dia das mulheres a todas que acompanham o blog e a vocês queridos irmãos obrigado pela linda homenagem feita durante a semana.Que o senhor nos ajude a sermos, acima de tudo, servas fiéis.

Janderson Martins disse...

Mesmo passando da data quero parabenizar todas aquelas que tiram um pouco do seu tempo para ler as mensagens que são colocadas neste blog, graças ao nosso Deus temos muitas mulheres que acompanham e cometam neste blog, que Deus esteja sempre abençoando a vida de cada uma, e quero dizer para cada uma: NUNCA DESISTA DOS DEUS SONHOS, POIS SE FOR DÁ VONTADE DE DEUS ELE VAI REALIZA-LO.
PARABÉNS MULHERES!!!

Adenisia disse...

A mulher continua sendo, ao longo da narrativa bíblica, destaque de ser especial e provido de capacidades inigualáveis. O homem depende da mulher desde formação, sendo concebido pela generosidade e prodigalidade dela. Na sua tenra infância não sobrevive sem seu leite, suas caricias, seus cuidados e afagos. Na idade adulta se realiza com a mulher amada e vive esperando e recebendo dela seu apoio e sua ajuda. O homem, a família e sociedade são formados, apoiados e ajudados pela “ajudadora”.