sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O SILÊNCIO COMO RESPOSTA



...Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar...

Tiago 1.19b

Certa vez alguém disse a seguinte frase: “Ele deu o silencio como resposta”. Nos filmes americanos, quando o personagem principal prende o vilão, os policiais dizem no final a seguinte frase: “Você tem direito a um advogado e se não puder pagar um, o estado se encarregará de providencia para você, e tudo o que disser, será usado contra você em juízo, mas TEM O DIREITO DE PERMANECER CALADO”. Sem dúvida em situações como essas, a melhor coisa, é ficar calado mesmo, não é?

Mas o ser humano dotado de inteligência e tanta capacidade, ainda não conseguiu na maioria das vezes, manter a língua atrás dos dentes, é difícil, mas temos que conseguir. A Bíblia diz que a língua é um dos menores órgãos do nosso corpo e consegue se gabar de tantas coisas, põe em risco seu próprio possuidor, como também a raça humana. As santas escrituras diz ainda que até os cavalos são vencidos quando pomos freios na boca, mas a língua é veneno mortífero.

Então, diante de tudo isso, alguém pode dizer que a língua é um “mal” necessário, talvez, mas há uma maneira de não usá-la contra nós mesmo, você sabe qual é? Alguém pode dizer: Ficar calado para sempre! Talvez não seja essa a melhor escolha, tendo em vista que nós precisamos nos comunicar, mas então o que fazer? A Bíblia diz o que fazer e encontramos em Tiago 1. 19 “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo Homem, pois, seja pronto para ouvir tardio para falar, tardio para se irar”. Traduzindo: Ouça mais e fale menos.

2 comentários:

Miller disse...

É muito difícil a gente controlar a língua. Ela tem um poder imenso, e quando menos esperamos lá se foi ela afiada e cortante, maltrando os corações. Mas o Senhor Jesus deixou-nos o desafio de ouvirmos mais e falarmos menos. Roguemos ao Pai que nos ajude a vivermos como Ele deseja.

Janderson Martins disse...

Realmente muitas vezes é melhor ficar em silêncio do que falar palavras que ferem alguém.