segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

VIDA OU MORTE

“...agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”
Filipenses 1:20

O apóstolo Paulo deveria receber o diploma de quem mais suportou afrontas em prol de Cristo. E depois de sofrer todo tipo de perseguição por causa da sua fé em Jesus, Paulo foi preso. Ele aguardava o julgamento do seu caso, e irmãos em outros lugares oravam por ele. Quando escreveu aos filipenses, Paulo expressou sua confiança que Deus responderia às orações destes irmãos e que ele seria posto em liberdade: Filipenses 1:19 “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação...”.

O que nos surpreende é o resto da afirmação dele: Filipenses 1:20 “...agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”. Paulo tinha confiança da libertação, mas não sabia se ia viver ou morrer. Sua perspectiva sobre a morte era bem diferente do entendimento da maioria das pessoas pensam hoje. Paulo não considerou a vida neste mundo como a coisa mais importante, como muitos a intitulam e até fazem planos. Certamente não faria nada para tirar a própria vida, mas considerou a morte como um livramento do sofrimento que enfrentava aqui quando ele expressa: VV. 21“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Se Paulo tivesse direito de escolher sua liberdade, mas isso era uma escolha que lhe não cabia, e se ele tivesse decidido por motivos egoístas, teria optado pela morte! Ele disse no versículo 23 que tinha “o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”.

Mas Paulo queria viver, não por ser a melhor coisa para ele, mas por causa dos outros. Ele vivia para servir, para honrar a Deus e para ajudar aqueles que procuravam fazer a vontade de Deus, ele expressa nos versículos 24 e 25: “Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé”.

Paulo não fugiu da sua responsabilidade de servir nesta vida, mas ele ansiava o descanso eterno na presença de Deus. O que nós desejamos? A vida? A morte? Devemos aprender que, vivendo ou morrendo, a coisa mais importante é a eternidade na presença de Deus.

2 comentários:

Miller disse...

É muito interessante a visão do Apóstolo Paulo da vida e da morte. O seu modo de viver, a forma de enfrentar os problemas e obstáculos da vida era de alguém que não tinha nada a perder se sua vida terminasse agora. Que Deus nos ajude a nos desprender deste mundo e olhar para o alto.

Janderson Martins disse...

Muitas coisas temos que aprender com o apóstolo Paulo, pois perseverou até o fim, que possamos olha-lo e ver o quanto é importante estar ao lado do Senhor.